Índice:
A Epic Games está em guerra com a Apple e o Google. Os criadores do conhecido jogo Fortnite se cansaram de pagar 30% de comissão para essas empresas e lançaram uma forma de fazer compras dentro do jogo que dispensa as lojas de aplicativos iOS e Android. A resposta da Apple e do Google não demorou a chegar, removendo o jogo diretamente da App Store e da Play Store, respectivamente
Mas, o que a Epic Games fez para que tanto a Apple quanto o Google decidissem retirar de suas lojas um dos jogos mais famosos do mundo? Os criadores do Fortnite lançaram uma atualização para o jogo que permite aos usuários pagar por suas compras no jogo diretamente para a Epic, em vez de usar o sistema que passa Lojas iOS e Android.Como dissemos, isso evita a comissão de 30% aplicada pelas lojas da Apple e Google. O problema é que essa manobra viola as regras de ambas as lojas, já que ambas exigem que todas as compras feitas dentro de um aplicativo ou jogo passem por seus gateways de pagamento.
Apple foi a primeira a reagir
Claro, nem a Apple nem o Google permitiriam essa manobra da Epic Games. A primeira a reagir foi a empresa da maçã, que mal demorou algumas horas para retirar o Fortnite da App Store.
Para justificar sua decisão, a Apple enviou um comunicado acusando a Epic Games de violar as leis da App Store. A resposta da Epic Games foi anunciar que eles entrarão com uma ação legal contra a Apple E ainda por cima, eles postaram um vídeo no jogo que parodia o anúncio de 1984 da Apple , colocando a empresa da maçã como monopolista.
Google toma a mesma decisão
Mas agora é o Google que tomou a mesma decisão que a Apple. As políticas de compra no aplicativo da Play Store são as mesmas da Apple. Todos os aplicativos e jogos devem usar o sistema de compras da Play Store. E assim como a Apple, Google também cobra 30% de comissão
Portanto, embora as regras da Play Store sejam um pouco mais flexíveis do que as da Apple, O Google não teve escolha a não ser remover o Fortnite da Play Store No entanto, a mensagem enviada pelo Mountain View é um pouco mais "leve" do que a da Apple. A declaração do Google a esse respeito diz que “o ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam aplicativos por meio de várias lojas de aplicativos. Mas para os desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para os desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários."
E caso não esteja totalmente claro, eles continuam dizendo “enquanto o Fortnite ainda está disponível no Android, não podemos mais tê-lo na Play Store porque viola nossas políticas”. Então, como você pode ver, Usuários de Android poderão continuar instalando o Fortnite e aproveitando o jogo sem problemas
Então, como podemos instalar o Fortnite no Android se não estiver na Play Store? Como o próprio Google indica em sua declaração, temos sorte de o Android ser um sistema aberto, portanto as instalações de aplicativos e jogos não se limitam à Play Store.
A própria Epic Games publicou em seu site um método alternativo para instalar o Fortnite em celulares Android. O jogo pode ser baixado pelo aplicativo da Epic Games ou pela Samsung Galaxy Store se você estiver usando um celular Samsung.
Usuários de iPhone e iPad, no entanto, não poderão instalar o jogo Fornite se ainda não o fizeram. Como você bem sabe, a Apple não permite a instalação de aplicativos ou jogos que não estejam na App Store.