Índice:
- Preços e oferta gratuita
- Catálogo de Música e Vídeo
- Recursos avançados, quem oferece mais?
- Interface, Sincronização e Compatibilidade
- Conclusão, qual é o melhor?
YouTube Music ou Spotify, qual aplicativo é melhor? Pode ser difícil escolher um dos dois aplicativos de streaming de música mais populares para Android. Ambos oferecem recursos muito semelhantes, planos praticamente idênticos e alguns recursos extras interessantes. Neste artigo, analisamos tudo o que cada aplicativo oferece e mostramos qual é o melhor para ouvir música no celular.
Preços e oferta gratuita
Tanto o Spotify quanto o YouTube Music oferecem um plano gratuito com algumas limitações.Por exemplo, em ambos os casos temos um limite para passar músicas e também não podemos baixar músicas para ouvir offline. Ambas as plataformas oferecem diferentes opções de assinatura.
O plano individual, para uma única pessoa ouvir música nos seus dispositivos, é de 10 euros por mês em ambos os casos. Ambos YouTube Music e Spotify oferecem descontos diferentes. Entre eles, um plano familiar de 15 euros por mês, que inclui a possibilidade de juntar até 5 contas que residam na mesma morada. Também uma versão para estudantes (individual). Neste caso o preço é de 5 euros por mês, mas tem de confirmar que é estudante.
Spotify tem algo a seu favor. Antes de mais, costumam ter diferentes promoções para novos utilizadores Por exemplo, a possibilidade de ter 3 meses de Spotify por 10 euros por mês. Ou em muitas ocasiões uma oferta com um mês de Spotify por 1 euro.Além disso, eles também possuem o plano Duo. Por 6,50 euros por mês, você pode entrar no Spotify com duas contas que residem no mesmo endereço. Este plano é perfeito se você mora com seu parceiro ou colega de quarto.
Catálogo de Música e Vídeo
Quanto ao catálogo de músicas e vídeos, é difícil comparar os dois serviços Tanto o YouTube Music quanto o Spotify oferecem um grande número de músicas e artistas, e praticamente todos os novos lançamentos estão disponíveis em ambas as plataformas ao mesmo tempo. Claro, tanto o YouTube quanto o Spotify oferecem algumas funções exclusivas neste tema.
Por exemplo, com o YouTube Music podemos assistir aos videoclipes dos artistas sem precisar sair do aplicativo Embora o Spotify também ofereça o vídeo vertical função, que muitas vezes são exclusivas da plataforma.O YouTube Music também oferece conteúdo exclusivo. Por exemplo, apresentações ao vivo, músicas customizadas por artistas, etc. O Spotify não oferece tantas opções nesse sentido.
Algo que o Spotify oferece e que o YouTube Music não tem é a capacidade de reproduzir podcasts. No caso do YouTube Music, teremos que baixar o Google Podcast. No Spotify podemos encontrá-los dentro do app, sem precisar baixar mais nada.
E sobre as PlayLists, aqui os dois empatam. Tanto o Spotify quanto o YouTube Music possuem listas com as músicas de maior sucesso do momento, como bem como de diferentes artistas, gêneros musicais etc. Claro que no YouTube Music temos uma lista com os vídeos mais populares do momento, algo que não temos disponível no Spotify.
Recursos avançados, quem oferece mais?
Algumas das características das músicas no Spotify.Quais recursos avançados cada aplicativo oferece? O YouTube Music tem opções muito interessantes. Por exemplo, downloads inteligentes. Mas o Spotify também tem alguns recursos avançados que você deve conhecer.
No YouTube Music podemos ver as letras das músicas facilmente. Além disso, nos dá informações sobre a música ou artista, bem como a próxima música a ser tocada. Ele também tem downloads inteligentes. Com esse recurso, o YouTube baixa automaticamente as músicas relacionadas ao gênero, álbum ou artista que ouvimos. Assim, sempre teremos música para curtir sem precisar de conexão com a internet.
No Spotify não podemos ver as letras das músicas de forma tão simples, embora incorpore uma opção que mostra informações relevantes sobre a música ou o artista.Possui também os famosos vídeos verticais, que muitas vezes são criados por artistas exclusivamente para o app. Além disso, possui timer; muito útil se quisermos ouvir música antes de dormir. Este timer se encontra no menu superior da música e nos permite parar o áudio em um tempo de até 1 hora.
Interface, Sincronização e Compatibilidade
Interface do Spotify.Na verdade, os dois aplicativos são muito parecidos. Ambos possuem um menu na parte inferior com diferentes categorias, como a função 'Explorar ' ou 'Pesquisar', uma aba para a biblioteca e um menu inicial, onde aparecem todas as músicas relacionadas ao que ouvimos. A interface de reprodução também é muito semelhante. Aqui eu gosto mais do YouTube Music, já que podemos assistir vídeos na horizontal ou colocar a capa do álbum ou single em tela cheia.
Quanto à sincronização e compatibilidade: tanto YouTube Music quanto Spotify estão disponíveis em um grande número de dispositivos: iPhone, iPad, telefones Android, versão desktop... A sincronização também é muito boa: ambas as plataformas suportam Chromecast, embora possamos usar o AirPlay no Spotify, algo que o YouTube Music não pode.
Conclusão, qual é o melhor?
Resumindo: os dois aplicativos são muito parecidos e oferecem recursos muito bons. Cada um pode ser muito útil dependendo do uso que queremos dar e do dispositivo que temos. Por exemplo, se usarmos um iPhone, pode ser mais aconselhável baixar o Spotify, pois a integração é melhor. Especialmente porque tem suporte para AirPlay. Outro ponto positivo do Spotify é que ele tem mais planos, então podemos economizar um pouco mais se morarmos com nosso parceiro ou formos estudantes.
No entanto, o YouTube Music no Android tem uma pequena vantagem sobre o Spotify. Além de ser compatível com o Chromecast e enviar músicas para o nosso smart speaker ou TV, logamos com nossa conta do Google, assim podemos ter tudo mais sincronizado. O YouTube Music também é uma boa opção se você gosta de assistir a videoclipes ou pular músicas sem limitações, mas às vezes.