Android Auto vs Android Automotive: todas as diferenças
Índice:
Google quer carros com Android Automotive. A empresa lançou este sistema operacional no carro Polestar 2 e chegará a mais veículos em breve. O Google ativou recentemente uma nova página de suporte para que os usuários entendam como funcionam alguns dos recursos desse sistema operacional. Entre eles, o uso do Google Maps, do assistente do Google ou da Play Store. O Android Automotive não é o mesmo que o Android Auto, embora tenham alguns recursos em comum.No entanto, o Automotive tem alguns extras muito interessantes, enquanto no Android Auto também beneficiamos de funcionalidades exclusivas. Quais são as diferenças entre as duas versões? Vamos analisá-las.
Ambas as versões são sistemas operacionais para o carro. A principal diferença entre o Android Auto e o Android Automotive é que, no primeiro caso, você precisa conectar o celular ao carro. Enquanto no Automotive o sistema, que é de código aberto, assim como o Android, é integrado ao próprio veículo Dessa forma, apenas ligando o carro teremos uma interface (que muda um pouco em relação ao Android Auto) e não precisaremos conectar o celular.
Para o Android Auto funcionar precisamos conectar um celular, seja via cabo ou via wireless. O ponto positivo é que com esta opção temos uma sincronização de nossos aplicativos, contatos e notificações.Com o Automotive também podemos receber chamadas via Bluetooth, mas não oferece uma sincronização tão completa.
Outra diferença entre Automotive e Android Auto é que com o sistema integrado no carro podemos controlar diferentes funções do próprio veículo por Por exemplo, ar condicionado, bancos, luzes, modos de condução, etc. No Android Auto, não podemos fazer isso. E não só nos permite controlar alguns parâmetros, como o próprio sistema operacional se integra com as funções do carro para utilizá-las nos aplicativos.
Automotive: interface personalizável pelo fabricante e integração de funções do veículo em aplicativos
A interface Automotiva se adapta mais às linhas do veículo, tornando a experiência de dirigir e o uso da tela muito melhor na maioria dos casos do que com o Android Auto.Com a interface acontece algo semelhante. No Android Auto, temos o design do próprio Google. É sempre o mesmo estilo. Com Automotive o fabricante pode personalizar a interface para adaptá-la às linhas do veículo. Portanto, e na maioria dos casos, a aparência da tela será um pouco mais adequado para design de interiores de automóveis.
O mesmo acontece com as aplicações, que apresentam uma interface mais adaptada. Não se baseiam numa adaptação do design móvel, mas sim integram-se melhor Por exemplo, no Spotify podemos ter um design mais completo para buscar músicas ou listas, e não apenas as músicas que salvamos ou as PlayLists mais recentes.
E não só as aplicações são mais completas em termos de interface e funções, como também podem ser adaptadas às características do automóvel. Por exemplo, Google Maps é compatível com os sensores externos do Polestar 2, permitindo que o Maps reconheça os arredores do carro
Possivelmente o ponto mais negativo do Android Automotive é que a sincronização com nosso celular não é tão completaa. Em outras palavras, este sistema operacional é como ter um tablet no carro. Os aplicativos são sincronizados por meio de nossa conta do Google, mas são controlados independentemente do telefone. Com o Android Auto só precisamos conectar o celular e todos os aplicativos compatíveis se adaptam. Portanto, se estivéssemos ouvindo música no celular e o conectássemos ao carro, a música continuaria tocando.
Além disso, se um carro é compatível com o Android Auto, é muito provável que também seja compatível com o CarPlay, a interface da Apple para o carro. E se não quisermos usar nenhuma das duas opções, o carro tem seu próprio sistema operacional. Não se sabe se com o Automotive podemos conectar um iPhone e usar o CarPlay com toda a sincronização que isso implica, ou simplesmente conectá-lo via bluetooth para poder sincronizar as chamadas .
Outro ponto a favor do Android Auto é que está presente em um grande número de veículoss. Automotivo só está disponível no elétrico Polestar 2. Claro, ele virá depois para carros de fabricantes como Volvo, PSA e General Motors.