Google receberá novas lojas de aplicativos no Android 12
Índice:
O Google já confirmou uma novidade da próxima versão do sistema operacional Android que chegará no ano que vem na versão 12. E tem a ver com suas políticas com desenvolvedores e a inclusão de novos maneiras de obter aplicativos. Embora não tenha ficado particularmente claro nas declarações, já sabemos que no próximo ano haverá mais facilidades para instalar aplicativos de outras lojas não oficiaisOu seja, fora da Google Play Store.
A mensagem é um tanto enigmática, mas é claro que o Google abre as portas para facilitar o uso de outras lojas de aplicativos em terminais que atualizam para o Android 12. Especificamente, afirma que eles implementarão mudanças “que torna ainda mais fácil para as pessoas usarem outras lojas de aplicativos em seus dispositivos, tomando cuidado para não comprometer as medidas de segurança que o Android possui” Outras lojas de aplicativos conhecidas pelos usuários vem pré-instalado? Será possível escolher qual é a loja padrão? Detalhes que ainda precisam ser esclarecidos. O Google oferecerá mais informações sobre isso em breve, como eles adicionaram.
Até o momento, os usuários de dispositivos móveis Android podem instalar essas lojas de aplicativos baixando um arquivo APK do site da empresa que o criou.Existem até aparelhos Android com duas lojas de aplicativos, como é o caso da Samsung que tem a Galaxy Store Então tem muitas franjas soltas que o Google deve esclarecer .
A controvérsia: a Epic Games e seu Fortnite
Esse movimento se deve à polêmica levantada no caso da Epic Games e seu jogo Fortnite. Diante da recusa em querer pagar uma porcentagem de todas as suas vendas para Apple e Google por meio de suas respectivas lojas de aplicativos, a Epic Games lançou seu próprio método de pagamento ignorando esses canais para obter mais lucro. Uma medida que vai contra as lojas de aplicativos do Google e da Apple, que expulsaram o Fortnite em agosto passado, deixando milhões de usuários no limbo sem atualizações ou novidades. E muitos outros sem a opção de baixar o jogo.
Por que não consigo encontrar o Fortnite para baixar na Google Play Store e na App Store
Parece que o Google está disposto, então, a desistir. Mas não exatamente. Com esta medida anunciada, permitiria a presença da Epic Games Store, mas mantém-se intransigente com as compras dentro das aplicações da Google Play Store, que continuarão a ir por meio de seu serviço e, portanto, aplicando seus percentuais de lucro.
Onde parece que o Google respeitará os novos canais de pagamento é nas empresas que começaram a vender seus produtos por meio de aplicativos devido à digitalização forçada pela pandemia do COVID-19. Nesses casos, as empresas não serão obrigadas a gastar suas compras no sistema Google Play Store, evitando assim qualquer tipo de pedágio ou mordida do Google. Obviamente, o Google apenas confirmou que esta medida será realizada durante os próximos 12 meses Teremos que ver o que acontece a seguir.
No momento há muitos detalhes para esclarecer e muitas arestas para polir.Mas o Google tem um ano inteiro antes do lançamento do Android 12 para refinar todas essas informações e medições. Os usuários do Android terão proteção em aplicativos que vêm de fora da Google Play Store? Isso mudará a experiência do usuário de telefones Android? Isso dará início a uma nova era de abertura econômica e novas plataformas e lojas para distribuir conteúdo? Somente o tempo dirá.
