Índice:
O serviço de pagamentos WhatsApp pode estar mais próximo. A empresa acaba de receber a aprovação para que a ferramenta comece a funcionar na Índia, país da que tem 400 milhões de usuários. Fá-lo numa altura em que inúmeros atores competem para oferecer este serviço, aqui e no mundo. Por enquanto, o WhatsApp iniciou um teste com 20 milhões de usuários, para concorrer com outras ferramentas como Google Pay (Alphabet), Paytm (Alibaba) ou PhonePe (Walmart).
Mas isso não foi um flash na panela. Na verdade, o serviço de pagamentos WhatsApp para a Índia foi testado por cerca de dois anos. O objetivo? Além do fato de o serviço ter sido excelente, conseguindo cumprir todas as normas exigidas pelo governo indiano. Um dos pontos mais importantes para economizar foi, sem dúvida, o armazenamento de dados. O governo exigia que todos os dados relacionados a transações e pagamentos fossem armazenados localmente.
Espera-se que esta interface de pagamento possa ser expandida a qualquer momento, assim que for confirmado que os testes correram bem. O Brasil foi o primeiro país em que o WhatsApp habilitou o serviço de pagamento, mas teve que ser suspenso após apenas uma semana por não cumprir a legislação vigente. Em todo o caso, e graças a este serviço, os utilizadores podem enviar dinheiro para os seus contactos com toda a segurança e até fazer compras no comércio local, dentro da mesma janela de chat.Mas, veremos este serviço habilitado na Espanha?
Como funciona o serviço de pagamento do WhatsApp?
Vamos ver o que pode ser feito com o serviço de pagamento WhatsApp que pode chegar à Espanha em um futuro não muito distante. Bem, a primeira coisa que temos a dizer é que o serviço de pagamento do WhatsApp chegará, embora ainda não tenhamos uma data no horizonte. O que sabemos por enquanto? Bem, nosso país está incluído na lista de primeiros adaptadores, o que significa que seremos um dos primeiros países a experimentá-lo.Espera-se que além do Brasil (para já parado) e da Índia, o Reino Unido, o México e a Espanha assinem este alinhamento. Continuaremos atentos a quando.
Pero, ¿qué podremos hacer exactamente con el servicio de pagos de WhatsApp? Pues, para empezar, transferir dinero rápidamente a nuestros familiares e amigos.Esta é uma opção que até agora temos conseguido bem com a Bizum. Este sistema, como sabem, já nos oferece a possibilidade de fazer transferências rápidas, directamente para a conta do nosso contacto (e vice-versa). Basta ter instalada a aplicação compatível do nosso banco e o telemóvel do destinatário. O serviço de pagamento WhatsApp será um concorrente devastador para a Bizum.
Outra vantagem adicional: podemos fazer transferências de dinheiro para empresas locais. Ou seja, vamos evitar o manuseio de dinheiro (o que é ótimo para esses tempos) e sacar o cartão de crédito. Porque tendo apenas o telemóvel da pessoa singular ou empresa em causa, teremos a possibilidade de formalizar uma transferência económica. Tudo sem sair da janela de chat.
Custos de segurança e serviço
O uso do serviço de pagamento WhatsApp não deve ter nenhum custo adicional para os usuários. É possível, no entanto, que os comerciantes Aqueles que vão para usar este sistema como meio de pagamento têm que pagar uma taxa, como fazem com seus sistemas de pagamento com cartão de crédito. De qualquer forma, tudo indica que o serviço será compatível com os principais cartões de débito e crédito dos principais bancos e caixas econômicas do país.
Em relação à segurança, fala-se da necessidade de usar um PIN especial de seis dígitos (o que costumamos usar para nos autenticar e verificar transações) ou a própria impressão digital registrada no telefone. É a forma mais eficaz de evitar operações fraudulentas.