Signal x WhatsApp: o que é e quais recursos de privacidade oferecem
Índice:
- Signal, uma alternativa solvente ao WhatsApp com foco na privacidade
- O grande problema do Signal contra o WhatsApp
O que parece ser uma das novidades do ano para o WhatsApp, sua mudança nos termos de uso e política de privacidade para compartilhar mais informações com o Facebook, na verdade é a mudança de paradigma mais do que anunciada O Facebook há anos grita aos quatro ventos que o WhatsApp é um dos pilares de seus serviços de mensagens e que, inevitavelmente, se fundirá com o restante das plataformas da empresa, ou seja, Facebook Messenger e Instagram Direct.
Essas mudanças, que chegarão em 8 de fevereiro, permitirão que o WhatsApp integre recursos como o Facebook Pay e melhore o direcionamento dos anúncios que vemos. No entanto, a alteração das condições de serviço também se traduz numa perda de privacidade muito importante Mas, está tudo perdido? Não. Existem muitas alternativas no mercado que ainda estão fora do alcance das grandes corporações. Um deles é Sinal. Você tem algo para tratar do WhatsApp?
Signal, uma alternativa solvente ao WhatsApp com foco na privacidade
Colocar o Signal na frente do WhatsApp pode ajudar você a ver até que ponto ele é uma alternativa válida. Signal é uma plataforma de mensagens focada em privacidade, com funcionalidade muito semelhante ao WhatsApp, mas com características diferentes.
Como o WhatsApp e o Signal são semelhantes
WhatsApp e Signal têm as seguintes semelhanças:
- Suas configurações. Ambos os aplicativos precisam de um número de telefone para funcionar. Além disso, eles usam um sistema de verificação semelhante, enviando um código por SMS ou chamada de voz.
- O conteúdo que pode ser enviado. O Signal segue na esteira do WhatsApp e permite enviar imagens, GIFs, contatos e o ponto onde estamos.
- Tem chamadas e videochamadas. Assim como o aplicativo do Facebook, o Signal oferece chamadas de voz e videochamadas para manter contato com seus amigos e familiares.
- Criptografia ponto a ponto em mensagens e chamadas. Os dois aplicativos criptografam o conteúdo de nossas mensagens e chamadas.
Embora este último ponto pareça igualar os dois aplicativos em termos de privacidade, suas diferenças mostram que esse não é o caso.
Como o WhatsApp e o Signal diferem
WhatsApp e Signal têm as seguintes diferenças:
- Quem está por trás disso O Facebook é o dono do WhatsApp. Claro que a ideia de Mark Zuckerberg é tirar o máximo proveito dessa aquisição e, por isso, o WhatsApp monitora tudo o que você faz, quem você contata, onde você está e muito mais. Assim, fica muito mais fácil segmentá-lo no Facebook e demais serviços. O Signal, por sua vez, não rastreia o usuário e a empresa que o desenvolve é uma fundação sem fins lucrativos.
- Aplicativo para outros dispositivos Signal está disponível para iPad. Também está disponível no Windows, MacOS e Linux (somente distribuições Debian). O WhatsApp ainda está, depois de muitos anos, ancorado no celular e oferece apenas uma versão discreta da Web que, por enquanto, depende do dispositivo principal a ser conectado.
- Os dados que você coleta. O Signal não captura, analisa ou armazena nossos dados. Alterações recentes na App Store revelam que o WhatsApp conhece informações muito confidenciais, incluindo situação financeira, localização e nossas compras.
O grande problema do Signal contra o WhatsApp
Infelizmente, apesar de seus ótimos atributos, o Signal tem o mesmo problema que outras alternativas do WhatsApp: não possui uma base de usuários grande o suficiente O uso do WhatsApp é quase um padrão em muitos países.Isso significa que os usuários que realmente se preocupam com a privacidade e desejam dar o s alto para outras soluções não podem fazê-lo. Atualmente, a dependência do WhatsApp é muito alta e isso só fortalece a posição dominante do Facebook.
