▶ Wombo.ai
Índice:
Novo aplicativo fazendo sucesso nas redes sociais. Chama-se Wombo, embora você o conheça por “Wombo.ai” graças à sua inconfundível marca d'água. É a causa de um grande número de deepfakes ou animações de rostos falsificados, gerados diretamente com aquele “ai” ou Inteligência Artificial, que faz qualquer foto se animar. Claro, não é o logotipo nem a qualidade dessa falsificação que está fazendo sucesso. Pelo contrário, são as animações e as músicas, que ajudam a criar cenas realmente marcantes e engraçadas. Mas como baixar e usar esse app de deepfakes que está fazendo sucesso? Continue lendo para saber tudo.
Onde baixar Wombo.ai
O aplicativo Wombo é gratuito, felizmente para todos. E está disponível em telefones Android e iPhone. Você só precisa acessar a Google Play Store ou a App Store para baixar o Wombo Apk ou o próprio aplicativo. Em uma base regular. Pesquise pelo nome “Wombo”, não Wombo.ai, e você encontrará a página de download sem nenhum problema.
Como dizemos, é uma ferramenta gratuita. Mas não totalmente grátis. Dentro do aplicativo existe uma assinatura para obter determinados benefícios. Pelo modesto (não) preço de 4,80 euros por mês ou 30 euros por ano, com um teste gratuito de 3 dias, você terá acesso prioritário de processamento para evitar que seus vídeos demorem para serem criados. Além disso, você evitará os anúncios do aplicativo e, aliás, ajudará financeiramente os criadores para que eles possam desenvolver o aplicativo, melhorá-lo e criar novas funcionalidades.
Claro, você pode continuar usando o Wombo gratuitamente se não quiser arranhar seu bolso nem um pouco. Embora você tenha que se armar com paciência. Mas como funciona o Wombo.ai?
Como funciona o Wombo.ai
Este aplicativo faz uso de Inteligência Artificial hospedada nos servidores dos criadores do Wombo. Em outras palavras, temos que carregar nossa foto, ou a de nossos amigos ou qualquer outra pessoa em seus servidores. Aqui a inteligência artificial reconhece as facções e entende como movê-las com base em vários exemplos já desenvolvidos. É por isso que podemos ter a cara do nosso amigo mais sério, por exemplo, dançando e cantando a música “Give me your little thing” em apenas alguns minutos.
O trabalho é realizado totalmente online. Instalamos o aplicativo, escolhemos a foto para carregar e os servidores e IA da Wombo cuidam do resto.Teremos apenas que escolher a música que queremos representar o deepfake. A inteligência artificial reconhece o rosto e o anima, produzindo em poucos minutos um vídeo que, embora longe de ser realista, é o mais bizarro e divertido.
O processo é totalmente guiado, embora em inglês. Claro que em nossos testes encontramos alguns obstáculos em aspectos técnicos como alternar entre as câmeras traseira e frontal, com paradas e imagens distorcidas. Embora, depois de pressionar o botão de disparo, a foto resultante seja sempre boa.
Depois de tirar a foto e clicar no botão verde do Wombo, só f alta escolher na lista de músicas. Cada um tem sua própria melodia e animação facial. A lista contém 15 sucessos de todos os gêneros:
- Tunak Tunal Tn por Dale Mehndi
- Me dê sua coisa de El Chombo
- O que é o amor de Haddaway
- Chug Jarro de Leviatã
- Nunca vou desistir de você por Rick Astley
- Numa O-zone Numa
- Boom, boom, boom, boom!! De Vengaboys
- Dame Dane da Yakuza OST
- Eu me sinto bem por James Brown
- Witch Doctor dos desenhos animados
- Todas as vezes que tocamos pela Cascada
- Vou sobreviver por Gloria Gaynor
- Don't Cha por The Pussycat Dolls
- Ding Dong Song de Gunther
- Thriller de Michael Jackson
Depois de escolher a música e confirmar a ação, é só aguardar. O processo pode demorar se houver muitos outros usuários usando o aplicativo. Daí sua versão Premium com prioridade sobre outras pessoas. Após alguns minutos de carregamento e processamento, você poderá ver o resultado diretamente na tela.
O resultado não é muito realista, especialmente se a foto inicial mostrar dentes ou um sorriso. E é que a IA de Wombo introduz o movimento do usuário e também de sua boca, simulando cantar a música. Muitos detalhes para gerenciar genericamente. Então você pode ter criado um verdadeiro espantalho. Embora seja parte de sua graça. Os criadores recomendam olhar para a câmera e evitar sorrisos dentuços para tornar o resultado o mais realista possível.
Ao lado do vídeo resultante há três botões. Um para voltar e repetir a tomada e criar um novo vídeo, outro para salvar o resultado na galeria (salvar) e um terceiro para compartilhar diretamente o conteúdo. O resultado é um vídeo MP4 que você pode enviar via WhatsApp, compartilhar em redes sociais como Twitter, Instagram ou até TikTok. Com isso você terá tudo pronto para horrorizar e rir de amigos e familiares a partir de uma única fotografia estática.
É seguro usar o Wombo?
A partir da descrição de privacidade do aplicativo, os criadores são muito claros com o uso dos dados do usuário. O Wombo precisa da foto para poder criar o vídeo, e segundo seus criadores essa informação é destruída logo após a criação do conteúdo. Ou seja, não é armazenado para nenhum outro tipo de finalidade. Ou então eles dizem. Nem para treinar melhor sua Inteligência Artificial, nem para criar exemplos. Assim, supostamente, o upload da foto para seus servidores não implicará em risco à privacidade ou segurança do sujeito da foto.
Agora, o Wombo coleta e armazena por mais tempo (o necessário para cada finalidade de acordo com os desenvolvedores) relatórios e dados sobre como os usuários usam o aplicativo. Tudo isso, supostamente, para melhorá-lo e desenvolvê-lo. Mas, neste caso, não há informações confidenciais do usuário.
Portanto, parece um aplicativo inofensivo focado em criar o conteúdo mais estranho e engraçado. Vídeos que demonstram as capacidades dos deepfakes e da inteligência artificial, que, mesmo não sintonizados, podem ser realmente engraçados e hilários. Mas não procure dar o golpe achando que um amigo ou familiar canta ou se movimenta daquela forma. A última coisa que você encontrará neste aplicativo é o realismo. Embora aí resida muito do seu humor.