Índice:
"Se você não mora com o proprietário desta conta, precisará de sua própria conta para continuar a visualizá-la." Esta mensagem disparou alarmes, pois tudo indica que Netflix vai proibir não residentes de compartilhar contas Vários usuários do serviço de streaming de televisão se depararam com este aviso ao acessar seus perfis. Para continuar, a Netflix envia um código de verificação por e-mail ou SMS para evitar que as senhas sejam compartilhadas entre várias pessoas que não residam no mesmo endereço.Permite ainda a opção de criação de uma nova conta, com o consequente período experimental gratuito de 30 dias.
Conforme relatado pelo The Streamable , este teste está sendo realizado apenas com um pequeno grupo de usuários em aparelhos de televisão por enquanto, portanto não afeta computadores, celulares ou tablets. Um porta-voz da empresa garantiu que "este teste foi criado para garantir que as pessoas que usam contas da Netflix estejam autorizadas a fazê-lo". No momento não foi especificado se é necessário compartilhar o mesmo IP ou estar no mesmo endereço.
Ou não. Netflix fazendo o expurgo?!? pic.twitter.com/XXlHtfgfsy
A política de compartilhar senhas com amigos e conhecidos para distribuir o custo mensal desse tipo de plataforma é bastante comum, não só com a Netflix, mas também com outras como Disney+ ou Amazon Prime Video.Até agora, as empresas não têm sido particularmente rígidass para tentar limitar essas situações, mas o grande número de concorrentes que estão ingressando nesse nicho de mercado Isso pode levar ao reforço das medidas de prevenção deste fenómeno.
Embora os termos de uso da Netflix já indiquem que o serviço é destinado a membros da mesma família, não há nenhuma especificação específica que impeça seu compartilhamento com pessoas de fora: « Você pode criar perfis para membros de sua família família, para que possam desfrutar de sua própria experiência Netflix personalizada. Sua conta pode ter até cinco perfis individuais, e você pode definir um nível de classificação etária para cada um deles", pode ser lido na Central de Ajuda.
Em 2016, o CEO da empresa, Reed Hastings, aceitou o fato de que as senhas eram compartilhadas com conhecidos ("é algo com o qual você tem que aprender a conviver", disse ele na época), mas em 2019 , Greg Peters (gerente de produto), já mostrava que a situação começava a ser analisada, sem entrar em mais detalhes.
Senhas compartilhadas atrapalham as empresas
Um estudo realizado pela Parks Associates estimou as perdas totais das empresas de streaming em mais de 7,6 bilhões de euros devido ao compartilhamento de senhas, por isso, a Netflix decidiu começar a liderar o caminho na tentativa de interromper essa tendência, que deve se tornar ainda mais aguda nos próximos anos.
De acordo com seu último relatório de ganhos, Netflix tem mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo, e sua popularidade disparou no ano passado durante o início da pandemia, em que arrecadou 26 milhões nos dois primeiros trimestres. Apesar destes números, no último ano o número de competidores aumentou significativamente, o que pode ter motivado esta prova que disparou o alarme nos EUA e no resto do mundo.
Outros artigos da Netflix
Como fazer o Netflix baixar automaticamente suas séries favoritas
Como evitar perder tempo escolhendo um filme ou série na Netflix
Como assistir filmes e séries Netflix mais rápido
Estes são os melhores celulares para assistir séries e filmes da Netflix
