Índice:
Novas opções não param de surgir no mercado. Após o lançamento do Twitter Spaces e do Facebook Live Audio Rooms, agora estamos testemunhando a batalha do Clubhouse contra o novo Spotify Greenroom, quais são as diferenças entre os dois serviços de áudio ao vivo será a chave para discernir quem acaba dominando esse nicho de mercado, ainda muito em voga.
Spotify Greenroom é um novo aplicativo que já está disponível tanto no Google Play quanto na App Store que permite a todos os seus usuários criar ou ingressar em salas de áudio, com possibilidade de transformá-las em podcasts que podem ser carregados diretamente no Spotify.O Greenroom é baseado no Locker Room, um aplicativo de áudio originalmente focado no mundo dos esportes, cujos usuários verão uma mudança completa de visual ao se adaptarem ao habitual verde e preto do Spotify.
O design do Spotify Greenroom não é muito diferente do Clubhouse, app que vem se tornando referência nos últimos meses. Os participantes das salas aparecem na parte superior com seus avatares redondos e o público que está ouvindo está na parte inferior em tamanho menor. Opções de silenciar, controles de moderação e a capacidade de convidar membros do público para participar estão disponíveis. A capacidade de cada sala é de 1.000 usuários, embora o Spotify planeje aumentá-la com o tempo.
Uma diferença interessante em relação a outros aplicativos de áudio ao vivo é que você pode ativar um chat que o criador da sala pode ativar ou desativar como quiser.Também você pode solicitar o áudio para transformá-lo em um podcast quando terminar.
No entanto, é no campo da moderação que o Greenroom pode começar a fazer as diferenças mais profundas em relação ao Clubhouse, pois é aí que esse aplicativo tem recebido muitas críticas. Todo o conteúdo l que for veiculado nas salas de áudio será gravado e armazenado nos servidores do Spotify, portanto, caso o usuário denuncie um conteúdo considerado ofensivo ou incompatível com das regras de utilização da plataforma, os moderadores podem recorrer à gravação para tomar uma decisão.
Clubhouse, por sua vez, sustenta que suas salas estão temporariamente gravadas enquanto estiver ao vivo para atender a possíveis incidentes técnicos, o que implica menos espaço de manobra na moderação. A existência de salas nas quais discursos de ódio e anti-semitas foram propagados têm sido um empecilho para a imagem pública do Clubhouse.
Greenroom incluirá monetização
Spotify também observou que no futuro Greenroom incluirá monetização também, o que pode ser um grande impulso para atrair novos usuários. No entanto, a empresa ainda não deu mais detalhes sobre essa iniciativa.
Spotify Greenroom está disponível desde a semana passada para dispositivos Android e Apple, embora em alguns terminais você ainda possa encontrar a versão beta em lojas de download. A aplicação foi lançada em 135 países e representa uma das principais apostas do Spotify para 2021, com vários planos para aprimorá-la ainda mais nos próximos meses.
O atraso do Clubhouse em chegar ao Android, a má recepção dos serviços de áudio ao vivo do Twitter e do Facebook e o pouco impacto que alternativas como o Stereo tiveram deixaram um Landscape that Greenroom pode aproveitarEle se tornará a escolha universal para todos os amantes de podcast que desejam publicar seu conteúdo ao vivo?
Outros truques para Spotify
Como fazer uma playlist no Spotify
No Spotify, minha música muda sozinha, como faço para corrigir isso?
Por que o Spotify me diz que a música não está disponível
Por que não consigo ver os covers e ouvir músicas do Spotify