▶️ 10 dicas para usar o LinkedIn com eficiência
Índice:
Com mais de 12 milhões de usuários na Espanha e mais de 730 milhões no mundo, é a rede social por excelência para encontrar trabalho; mas de forma alguma, com essas 10 chaves para usar o LinkedIn com eficiência, seu perfil vai atrair mais atenção dos recrutadores e, talvez, você fique um pouco mais próximo do emprego dos seus sonhos.
Procurar emprego é uma chatice, e manter a rede de contactos dos trabalhos que já teve na vida, complicado. É por isso que o LinkedIn é uma ferramenta super útil em ambos os casos. Essa rede social nasceu com o objetivo de conectar as pessoas no mundo do trabalho, mas desde sua criação, em 2002, evoluiu muito.As possibilidades de deixar seu perfil mais atraente são inúmeras, e hoje vamos explicar algumas delas. Antes de começar a procurar emprego, dê uma olhada nestes 10 segredos para usar o LinkedIn com eficiência.
10 dicas para usar o LinkedIn com eficiência
Não basta ter um perfil criado. Entre todos os usuários, se você não conseguir se destacar, o seu passará despercebido. É por isso que essas 10 dicas para usar o LinkedIn com eficiência podem ser de grande ajuda. Vamos começar!
- Contatos
LinkedIn é uma rede de emprego, mas também de contactos. Que você atualize sua situação profissional ou diga que está procurando emprego é muito bom para os recrutadores verem, mas também é interessante que seus contatos, ex-colegas, pessoas do mesmo setor ..., fique atento Nunca se sabe de onde pode surgir uma oportunidade de emprego!
Então comece a enviar pedidos de amizade agora. Pesquise entre seus ex-colegas, colegas de formação de todos os tipos, pessoas com perfis interessantes e parecidos com o seu... Criar uma boa rede de contatos na rede social pode te ajudar. E sim, você leu “bom”, porque não vale a pena começar a enviar/aceitar pedidos a torto e a direito. Nesse caso, quantidade e qualidade devem andar de mãos dadas.
- Foto do perfil
Lembre-se que não estamos no Instagram e muito menos no Tinder, você deve selecionar uma boa foto de perfil, que seja profissional e também próxima. Pense que é a primeira coisa que vai aparecer no seu perfil e, às vezes, a primeira impressão conta. Além da foto de perfil, adicione uma foto de capa, quanto mais completo for o seu perfil, melhor.
Você sabia que pode personalizar a foto com uma moldura dependendo da sua situação de trabalho? Bem, sim, de relance, Contatos e potenciais empresas interessadas saberão se você está procurando emprego, aberto a ouvir ofertas ou se não está procurando emprego ativamente. O próprio LinkedIn, se você clicar para editar sua foto, vai te dar a opção de customizar o dito frame com as três variáveis. Agarre-o!
- Solicite recomendações
O que nós mesmos dizemos sobre nossas aptidões ou virtudes é bom, mas se outros também o disserem, tanto melhor. Peça recomendações de ex-chefes, colegas de trabalho e até mesmo de pessoas que trabalharam com você. Assim, potenciais empresas interessadas em seu perfil terão uma recomendação e opinião de terceiros em todos os níveis da hierarquia empresarial.É muito bom ter sido patrão ou chefe, mas você foi um dos bons? O que seus colegas de classe pensaram de você? Etc.
Para pedir recomendações siga os seguintes passos:
- Digite o perfil da pessoa para quem deseja pedir recomendação.
- Ao lado de onde diz "Enviar mensagem", coloque os três pontos que aparecem.
- Um menu suspenso será aberto e, entre as opções, você verá “Solicite uma recomendação”. Concluído!
E se você não gostar da recomendação? Não tem problema, só você pode torná-lo público ou não. Para isso, vá até o seu perfil, role até a seção de recomendações e clique no lápis que aparece à direita. Lá você pode ver as recomendações recebidas e enviadas e também as pendentes. Existem as recomendações que ainda não são públicas, leia-as e decida se as publica ou não.
- Complete seu perfil o máximo possível
No topo do seu perfil existe uma barra onde você pode ver o nível que você tem e assim você pode se orientar na hora de melhorar. Uma dica: quanto mais informações, melhor. Complete cada seção com muitos detalhes, para que sua experiência, treinamento, interesses fiquem claros, mesmo que você tenha se voluntariado, como bem como os idiomas que você fala e qual é o seu nível.
Você tem que dedicar muito tempo a isso, é verdade, mas como dissemos no início, Não basta ter perfil, tem que se manter do resto.Não se esqueça de completar os seus interesses (no final de tudo), pois dá uma ideia, não só do que procura profissionalmente, mas também é uma indício de seu valor humano.
- Extrato e apresentação
A parte superior do teu perfil é a primeira que se vê e, como em tudo, se não nos interessa… passamos a outra coisae não descemos até o fim. Portanto, é essencial que você crie essa área com total intenção. Já falamos sobre o primeiro ponto da foto de perfil, mas não é só isso que conta.
Destaque sua situação de emprego de cima. E deixe claro o que você faz. Por exemplo, logo abaixo do seu nome, caso não queira destacar o seu trabalho atual ou não o tenha, coloque a sua profissão: “Jornalista”, para que seja conhecida à primeira vista.
Recomenda-se também que você escreva um extrato. É um pequeno texto que aparecerá abaixo da sua foto de perfil, no qual você pode explicar de forma geral o que você desenvolverá em profundidade a seguir. Se você ainda não o criou, clique em "Adicionar seções" e depois em "Excerto".Uma tela se abrirá onde você pode escrever seu texto diretamente:
- Informações de contato atualizadas
É verdade que através do LinkedIn você pode se conectar e conversar no chat. Mas, mesmo que seja uma rede social, em que por vezes temos mais inveja da nossa privacidade, aqui pode não ser muito útil... Muitas vezes esta rede é uma "vitrina" e outras pessoas preferem os métodos tradicionais de comunicação: um e-mail, um telefonema, soa um sino? Pois bem, verifique se suas informações nesta seção estão completas e atualizadas.
Para fazer isso, na parte superior do seu perfil (você terá que descer um pouco mais se estiver fazendo pelo app), clique em “Dados de contato”Uma janela se abrirá com os dados que você digitou e aí você poderá adicionar os que f altam ou modificar os que ficaram obsoletos.Você verá que a URL também aparece. Bem, fique por aqui, porque vamos explicar como isso também pode ajudar você a otimizar sua conta.
- URL personalizado
Ao criar seu perfil, o LinkedIn atribuirá uma URL para que você possa compartilhá-la. Mas, este virá por padrão formado por uma sequência de números que não fazem muito sentido. Bem, você pode editar este URL para mostrar seu nome e sobrenome. O que isso faz? Por um lado, uma melhor imagem, por outro, mostra interesse e conhecimento de como funciona esta rede social. Duplamente positivo!
Para editar a URL digite suas informações de contato (ponto 6), e clique na URL; então uma nova tela será aberta. Olhe para o canto superior direito, onde diz "Editar URL". Lá você pode alterá-lo, pelo seu nome e sobrenome, ou pelo nome da sua empresa se for um perfil de empresa, por exemplo.E pronto!
- Participa
Não se esqueça que o LinkedIn é uma rede social e, por definição, você tem que socializar. Se você quiser aproveitar ao máximo do seu perfil, não é suficiente Contanto que este seja perfeito, deixe o resto do mundo vê-lo! Como? Junte-se a grupos, por exemplo, e participe deles. Compartilhe publicações, seja sobre suas realizações profissionais ou sobre temas de interesse do seu setor, etc.
Sem esquecer, claro, que você não está no Facebook: mantenha sempre os limites do que é profissional no conteúdo que publica.Além disso, você pode comentar postagens de outros usuários, sejam contatos de seu interesse, ex-colegas ou empresas que você segue. Em suma, mantenha a atividade na rede social para que eles o vejam. E, nesse sentido, segue para o próximo ponto.
- Post Stories
Sim, histórias também chegaram ao LinkedIn,poucas redes sociais ficarão sem elas… São publicações efêmeras, nas quais permanecem nosso perfil por 24 horas. Os do Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter vão soar familiares para você... Use-os também no LinkedIn, se quiser! É o local ideal para mostrar o seu dia-a-dia de trabalho, a conferência que deu/participou, a formação que está a fazer, e um etcetera tão infinito como o dia-a-dia nas diferentes profissões que existem.
- Use o aplicativo
E para finalizar essas 10 chaves para usar o LinkedIn com eficiência, recomendamos que você baixe o aplicativo. Assim você estará sempre atualizado a par das novidades dos seus contactos, verá as mensagens imediatamente, poderá publicar as suas histórias a partir do seu telemóvel, comentar conteúdos ou enviar uma candidatura a um emprego.
Hoje vivemos com o celular na mão, e a melhor forma de se manter conectado, principalmente se você está procurando emprego, é estando presente. Claro, tente desconectar de vez em quando, por exemplo, nos finais de semana? Desative as notificações para descansar também, que nem tudo é trabalho nessa vida…
Outros truques para LinkedIn
Como encontrar empregos no LinkedIn
Este será o modo escuro do aplicativo de trabalho IinkedIn
Job Search, o aplicativo do LinkedIn para procurar empregos e contatos
LinkedIn Connected, verifique suas relações profissionais com este aplicativo
LinkedIn, a rede social para profissionais chega à Nokia