Índice:
- Cuidado com a foto do perfil
- Cuidado com as mensagens
- Atenção ao número de telefone e tipo de conta do WhatsApp
- Sempre use o bom senso e relate quando estiver claro
Talvez você tenha encontrado um bot comercial, um troll ou alguém encarregado de enviar spam para o WhatsApp. E, com o tempo, esse aplicativo de mensagens também pode se tornar uma rota direta para golpistas e vítimas. Ou simplesmente um canal de comunicação direto para trotes, informações falsas e notícias falsas. Se você suspeitar de um perfil, a melhor coisa a fazer é verificar todas essas chaves para garantir que não seja falso. Não pegue queijo no WhatsApp graças a essas senhas e cheques
Cuidado com a foto do perfil
É uma das principais chaves para saber se o usuário é falso. Não é uma chave definitiva e pode não aparecer, mas existem recursos que você deve conhecer para não ser enganado com esse elemento no WhatsApp.
A primeira coisa, claro, é atender ver se tem foto ou não Pode acontecer de você não estar salvos mutuamente como contatos em ambas as agendas e, por questões de privacidade, as fotos não são mostradas. Salvar um contato em seu catálogo de endereços não causa nenhum dano ou representa um perigo por si só, portanto, não dói. Você também pode salvá-lo com um nome que o convida a suspeitar até que você verifique sua identidade. Algo como "desconfie" ou "não confie". E vamos ver se isso mostra a foto do perfil ou não.
Se a foto do perfil não aparecer, fique atento Poucas pessoas evitam colocar foto no perfil. Mesmo que não seja dele. Porém, se a foto não for de perfil, ou seja, da pessoa dele, você também deve desconfiar da confiabilidade do perfil.Ninguém que normalmente usa o WhatsApp usa fotos com frases motivadoras, paisagens e etc... Geralmente são suas próprias fotos. Ou seus animais de estimação, ou seus parentes.
Bom, se aparecer uma foto e desconfiarmos dela, sempre temos o recurso da pesquisa reversa no Google Trata-se de uma função que permite pesquisar através de uma foto, encontrando resultados semelhantes na Internet, redes sociais e outras páginas da web. Muito útil para saber se a foto foi roubada de outro perfil, por exemplo, e é uma farsa. Para isso:
- Só precisamos fazer uma captura de tela da foto do perfil do WhatsApp.
- Em seguida, vamos ao navegador de Internet e procuramos por Google Images
- Vamos para os três pontos no canto superior direito (Google Chrome) e escolha a visualização do computador
- Agora podemos clicar no ícone da câmera, escolher o upload do arquivo e carregar a captura com a foto do perfil
- Clique em pesquisar e veja os resultados
Os resultados são mais precisos se tivermos recortado previamente a captura para que apenas a imagem possa ser vista. E, se a mesma foto estiver entre esses resultados, basta clicar nela para ver a fonte. Se for de uma rede social de uma pessoa do outro lado do planeta, já teremos todas as pistas necessárias para desconfiar desse perfil de WhatsApp que nos falou. E, se não houver resultados semelhantes, podemos sempre aplicar o restante das fórmulas deste artigo.
Cuidado com as mensagens
Obviamente, quando um estranho nos escreve no WhatsApp, estamos atentos ao que ele nos diz. Mas aqui o importante é reconhecer padrões ou fórmulas típicas de perfis falsos. E há vários que lhe darão a pista:
- Comete muitos erros ortográficos e gramaticais: uma das chaves para os golpes na Internet é que, muitas vezes, são perpetradas por usuários de outros países. Eles costumam usar ferramentas como o Google Tradutor para traduzir de seu idioma para o espanhol o que querem dizer, cometendo erros e formas verbais incorretas ou não naturais. Se você receber mensagens com gramática estranha, o melhor a fazer é ficar atento.
- Responde muito rapidamente e não acompanha a conversa: É possível que este seja um perfil controlado por um bot ou programa. Eles podem ser usados para enviar spam ou espalhar golpes. Geralmente, as conversas com esses bots são ativadas quando escrevemos uma mensagem e, como as respostas são pré-configuradas, geralmente são acionadas instantaneamente. Ou sem argumento ou linha lógica em algumas ocasiões. Portanto, as conversas podem ser estranhas. Parece que o guia para onde o perfil deseja, e é muito provável que eles acabem compartilhando um link ou conteúdo, que não é outro senão o motivo de escrever para você.
- Cuidado com os links: no WhatsApp existem poucas formas de infectar seu celular ou fazer você cair em um golpe. Geralmente, são os links para páginas externas onde o perigo começa. Portanto, tenha cuidado se um estranho o encorajar a clicar em um link. Você sempre pode prestar atenção ao endereço que aparece na mensagem. Ou até mesmo clique para visualizar a página. Mas é melhor nunca clicar em um link enviado a você por um estranho. Por segurança.
Atenção ao número de telefone e tipo de conta do WhatsApp
Uma das desvantagens do WhatsApp é que ele funciona com números de telefone. E são dados pessoais e confidenciais que podem ser usados para assédio, spam e outras formas de assédio. No entanto, a parte positiva é que também nos permite saber de onde vêm as mensagens de um perfil que não conhecemos. E é que, toda vez que uma pessoa que não temos em nossa agenda inicia uma conversa conosco, recebemos a notificação do WhatsApp e vemos seu número de telefone.Além disso, podemos denunciá-lo como Spam, adicioná-lo como usuário ou simplesmente pular a mensagem e o perfil.
Bem, nunca é demais fazer uma busca na Internet por esse número de telefone se suspeitarmos do perfil Espero que encontremos seu Facebook conta ou com qualquer referência na Internet se estiver associada a qualquer detalhe público. Desta forma podemos saber se o perfil é falso ou não. É claro que nem todo mundo reflete o número de telefone na Internet, mas geralmente existem páginas na web e fóruns que registram números de spam e que podem nos dar essa pista.
Além disso, é interessante atentar para o tipo de conta do WhatsApp. Por exemplo, é possível encontrar contas que são do WhatsApp Business. Isso não os legitima a enviar spam ou assediar outros usuários. Mas às vezes ajuda saber que existe um número registrado e uma entidade por trás de uma conta profissional.Mesmo assim, não confie se estiver em conformidade com o restante das chaves Afinal, pode ser um golpe disfarçado de negócio profissional.
Sempre use o bom senso e relate quando estiver claro
Para evitar golpes e situações ruins, a chave principal costuma ser o bom senso. Se não espera uma mensagem de um estranho, ou se lhe pedem coisas, ou se fica desconfiado depois de fazer o resto das verificações de serviço, evite qualquer tipo de contactoVocê evitará muitos desgostos.
Além disso, se você tem certeza de que um perfil do WhatsApp é falso, a melhor coisa a fazer é denunciá-lo. Você pode fazer isso a partir dos três pontos da conversa, clicando em Mais e depois escolhendo a opção Relatório É a melhor fórmula para evitar ser roubado e dar uma pista para o WhatsApp sobre o tipo de perfil que é.