▶ Este recurso Waze diz adeus para sempre
Índice:
A pandemia do Covid-19 mudou radicalmente nossas vidas no início de 2020. Felizmente, algumas dessas mudanças foram temporárias e voltamos aos nossos hábitos habituais quando a situação melhorou um pouco. Mas há coisas que mudaram para sempre e nunca mais serão as mesmas. Por exemplo, agora pensamos um pouco mais antes de passar algumas horas em um local fechado com estranhos. E esta habitual relutância prevaleceu sobre uma das funções da aplicação de condução Waze, que consistia na possibilidade de partilhar boleias com outros utilizadores.
Em alguns países, o Waze oferecia um serviço semelhante ao que encontramos na Espanha em BlaBlacar Os usuários que quisessem podiam pesquisar por parceiros para compartilhar um carro, o que significou uma economia significativa e também uma melhoria para o meio ambiente.
No entanto, a empresa expressou em uma declaração repetida pelo The Verge que essa função de carona era basicamente uma função pré-pandêmica. Mas agora tudo mudou. Não é apenas o fato de que muitas pessoas têm medo de passar muito tempo em um carro com estranhos. Há também o fato de que desde o início da pandemia o número de pessoas que teletrabalham aumentou e, portanto, não precisam mais de um parceiro de carro para ir ao trabalho. Essas mudanças fizeram com que a empresa decidisse focar em outras funções do aplicativo e deixar a carona de lado.
O que é carona no Waze
Se você quer saber o que é carona no Waze, a resposta é que basicamente é dividir o carro com outras pessoas para ir ao mesmo lugar. O que temos feito toda a nossa vida com amigos, família ou colegas mas com a ajuda da app para encontrar parceiros.
Se você nunca ouviu falar que o Waze tinha essa opção, provavelmente é porque nunca esteve disponível na Espanha. Era um serviço que se limitava a Estados Unidos, Brasil e Israel Tudo indicava que com o passar dos anos se espalharia e atingiria novos mercados, mas a pandemia chegou mude tudo e no final nunca veremos isso por aqui.
A operação de carpooling do Waze era praticamente idêntica à que encontramos na Blablacar.Os viajantes que têm lugares livres no carro podem colocar um anúncio para contabilizar a viagem que fazem diariamente e o número de lugares disponíveis. E quem tiver interesse em fazer a viagem entre em contato com quem dirige.
Embora disfarçada de preocupação com a saúde dos seus utilizadores, parece que a decisão de encerrar o serviço de carpooling tem uma motivação maioritariamente económica .
E agora que praticamente desapareceram todas as restrições para conter o coronavírus, não parece fazer muito sentido eliminar uma ferramenta de compartilhamento de carros. Mas se, entre o receio de alguns utilizadores e o aumento do teletrabalho o seu uso diminuiu consideravelmente, é provável que a Google tenha decidido que não vale a pena mantendo-o disponível.
Os criadores desta ferramenta sempre insistiram que nunca foi sua intenção ganhar dinheiro com ela. Mas a realidade é que manter novas funções em um aplicativo implica em trabalho de manutenção e suporte E se o número de usuários está diminuindo continuamente, é fácil para eles atingirem o conclusão de que não vale a pena o esforço para um serviço que não é mais tão popular.
