▶ O que aconteceu com o Signal? O fracasso desta alternativa segura ao WhatsApp
Índice:
A desconfiança em relação à segurança do WhatsApp, especialmente desde que foi comprado pela Meta (ex-Facebook), muitas vezes levou a falar de alternativas. E Signal foi um dos aplicativos mais bem posicionados para alcançá-lo.
Esta ferramenta ofereceu serviços muito semelhantes, mas focados especialmente em privacy.
Isso chamou a atenção de muitos usuários. Seus downloads aumentaram em uma velocidade vertiginosa, e a mídia especializada não parava de falar sobre isso.No entanto, o furor durou pouco Agora, alguns meses depois, muito poucos ainda usam essa ferramenta regularmente. E neste artigo vamos tentar decifrar as causas pelas quais isso aconteceu.
A força do contum
A principal razão pela qual nós não adotamos o Signal tanto como pode parecer é muito simples.
E é simplesmente que estamos mais acostumados a usar o WhatsApp. Este aplicativo está tão integrado em nossas vidas hoje que mudar e parar de usá-lo é quase impensável.
Além disso, produz-se um efeito semelhante ao de um badejo mordendo o próprio rabo. Se nossos contatos não usarem o Signal, não teremos escolha a não ser continuar nos comunicando com eles pelo WhatsApp Então seremos mais um daqueles usuários que não usam o Signal e ninguém poderá se comunicar conosco por este meio.Este é um problema que praticamente todos os aplicativos de mensagens enfrentam.
Isso já aconteceu anos atrás com aplicativos como Line ou Telegram. Desbancar o WhatsApp implica que os usuários mudem hábitos profundamente enraizados, algo que não é fácil.
Estamos realmente preocupados com a privacidade?
Signal chegou aos nossos smartphones nos prometendo um melhor gerenciamento de privacidade e segurança do que podemos encontrar no WhatsApp. Mas a realidade é que isso é algo com o qual a maioria das pessoas não parece se importar muito.
Embora obviamente manter nossos dados seguros seria o ideal, a realidade é que vivemos em um mundo conectado onde compartilhamos tudo o que fazemos sem parecer nos importar muito Não temos nenhum problema, por exemplo, em mostrar no Instagram que estamos de férias deixando a casa vazia.
E como já mencionamos, nem sempre é fácil fugir da inércia de "mandar um WhatsApp". Então vemos como teríamos que modificar esse hábito para ganhar uma segurança à qual praticamente não prestamos atenção em outras redes sociais. O que a maioria dos usuários não faz. Portanto, os aprimoramentos de privacidade do Signal não são particularmente atraentes para o público em geral.
Futuro do Signal
Depois de não conseguir derrubar o WhatsApp, o futuro do Signal parece bastante incerto. Por enquanto, como o próprio aplicativo anunciou em seu blog, retirou o suporte para SMS, no que parece ser o primeiro pequeno passo para trás da empresa.
Signal vendeu essa mudança como uma forma de parar de fazer esforços para oferecer novos serviços para se concentrar em fornecer mais opções de privacidade.No momento, os usuários que tiverem essa ferramenta como app padrão para receber mensagens de texto no Android terão que procurar uma alternativa.
Se esta pequena mudança é apenas um passo atrás para ganhar impulso ou é o começo do fim para o aplicativo é algo que iremos terá que esperar um pouco mais para descobrir.
É possível que desapareça como tantos outros ou que viva com o WhatsApp da mesma forma que o Telegram. O que parece improvável é que se torne uma verdadeira competição para a ferramenta Meta, como originalmente aspirava.