Índice:
- Chamada não feita a partir do 11818, o que posso fazer?
- Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
- E se o acima não funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Por cerca de um mês, cerca de uma dúzia de usuários relatou a cobrança na conta de telefone devido a uma suposta ligação para o 11818. Por se tratar de um número de pagamento, o valor em alguns casos ultrapassa os 20, 30 e até 50 euros. O problema é que a maioria desses usuários afirma não ter feito a ligação. Outros reconhecem ter ligado para o 11818 após uma breve busca na Internet, mas negam ter sido informados do custo por minuto da chamada. A solução para esses dois casos é reclamar com nossa operadora de telefonia, processo que explicaremos a seguir.
Chamada não feita a partir do 11818, o que posso fazer?
Basta dar uma olhada no Google para descobrir alguns depoimentos de pessoas afetadas pelo 11818. "Eles são anunciados como várias outras empresas e cobram 30 euros por 10 minutos", "Eles me cobraram 35 euros a mais na conta de Lowi", "Esta manhã encontrei uma surpresa de 50 euros na minha conta de duas ligações que ninguém fez"… Todos estes casos fazem referência a práticas ilegais em Espanha. Portanto, a melhor solução é reclamar o dinheiro da nossa empresa através do atendimento ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de nossa operadora se recusar a fazer a devolução, a próxima coisa que teremos que fazer é formalizar uma reclamação através do departamento de Sinistros para registrar nossa discordância com o faturamento.
Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
Com a reclamação em mãos, a próxima coisa que teremos que fazer é ir ao posto de atendimento ao consumidor mais próximo (ou seja, Consumo) para entrar com a reclamação na Administração Pública. Recomenda-se também a coleta de todo tipo de evidência para auxiliar na comprovação dos fatos relatados.
Capturas de tela do registro de chamadas com a data de cobrança da suposta ligação para o 11818, gravações de voz, cópias de e-mails com nossa operadora… O tempo de resolução dependerá muito disso, o que pode levar algumas semanas até um ano.
E se o acima não funcionar…
Se a resolução não for favorável a nós, a próxima coisa que teremos que fazer é recorrer ao Provedor de Justiça, uma figura pública que costuma sentar-se nas Câmaras Municipais e que atuará como mediador entre empresa e cliente na defesa dos direitos deste último.
Também podemos usar associações privadas, como OCU ou Facua. A resolução em ambos os casos é geralmente favorável. A desvantagem é que, em geral, teremos que pagar um pagamento ou uma taxa mensal para assinar seus serviços. Ambas as associações tentarão oferecer-nos assessoria jurídica, além de nos dar a possibilidade de reclamar diretamente da operadora. A comunicação com este último será feita por meio das plataformas.