Índice:
- Chamada não feita a partir de 11821, como reclamar a cobrança na fatura
- Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
- E se o acima não funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Desde o início de 2014, dezenas de usuários relatam ter recebido uma cobrança na conta de telefone devido a uma suposta ligação para o 11821. Por ser um número de pagamento, a cobrança chega às vezes até 20, 30 e até 50 euros. O problema é que muitos usuários negam que tenham feito a chamada. Outros, por outro lado, admitem ter ligado para o 11821, mas negam ter sido informados do custo por minuto. A solução em ambos os casos é reclamar o valor da nossa operadora de telefonia por meio de um processo que explicaremos a seguir.
Chamada não feita a partir de 11821, como reclamar a cobrança na fatura
“Também fui enganado”, “12 euros mais IVA. Se os da Jazztel não consertarem, o melhor seria cancelar "," Vejo que este mês vão me cobrar por outra ligação feita para o 11821 que não fizemos "… Estes são alguns dos testemunhos com os quais demos após fazer um breve pesquisa na internet por volta de 11821. Para reclamar o valor devido, a primeira coisa que teremos que fazer é entrar em contato com nossa operadora de telefonia através do atendimento:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de nossa operadora se recusar a devolver o dinheiro, a próxima coisa que faremos é registrar uma reclamação no departamento de reclamações da empresa. Para registrar a reclamação, é recomendável solicitar uma cópia em formato PDF para o nosso e-mail.
Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
Com a reclamação em mãos, o próximo passo será dirigir-se ao Posto de Defesa do Consumidor mais próximo para levar a reclamação à Administração Pública. Para comprovar os fatos denunciados, recomenda-se anexar uma cópia com screenshot do histórico de ligações do dia em que foi faturada a suposta ligação para o 11821.
Uma vez formalizada a reclamação junto ao ente público, a resolução pode ser prorrogada por até 6 meses ou até 1 ano, dependendo da saturação do serviço e dos tempos de resposta da empresa.
E se o acima não funcionar…
Se a resolução não falhar a nosso favor ou se nossa operadora se recusar a devolver o dinheiro de forma ativa e passiva, a última medida que podemos aplicar é o bloqueio dos recibos bancários de nossa operadora. Previamente, recomenda-se realizar a portabilidade para outra operadora para evitar o esgotamento da fila enquanto não houver permanência associada à nossa tarifa.
Caso contrário, provavelmente seremos incluídos em algum tipo de lista pública de inadimplência se nos recusarmos a pagar a multa. Para evitar o último, podemos recorrer a organizações de clientes, como Facua ou OCU. A contrapartida é que teremos que cuidar de uma mensalidade ou de uma doação para receber amparo jurídico e jurídico. Também podemos recorrer à Ouvidoria, figura pública que atuará como mediador entre a empresa e o cliente na defesa dos direitos deste de forma desinteressada.