Índice:
- Ligação não feita a partir de 11829 na nota fiscal, o que eu faço?
- Minha operadora não retorna a cobrança da ligação para 11829, e agora?
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Mais de 300 usuários denunciaram nos últimos anos a cobrança de uma suposta ligação para o 11829 em suas contas telefônicas. O problema é que a tarifa em questão chega a mais de 30, 50 e até 70 euros em alguns casos. Alguns desses usuários reconhecem ter feito a chamada, mas negam ter sido informados do custo por minuto. Outros negam categoricamente ter feito a ligação de seus telefones. Em ambos os casos, a solução é reclamar de nossa companhia telefônica o reembolso do valor devido.
Ligação não feita a partir de 11829 na nota fiscal, o que eu faço?
"Dizia que era um número grátis e me cobraram 15 euros por 6 minutos", "Recebo uma chamada para este número por 13 euros", "A Movistar cobrou-me 24,35 euros por uma chamada de 10 minutos que não fiz" … Todos os testemunhos que pudemos encontrar na Internet por volta de 11829 fazem menção a práticas que atualmente não são legais na Espanha. A primeira coisa que teremos que fazer para reclamar a cobrança de nossa operadora de telefonia é entrar em contato com a empresa por meio do atendimento ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de nossa operadora se recusar a devolver o valor reclamado, a próxima coisa que faremos é registrar uma reclamação no departamento de reclamações da empresa para mostrar nossa discordância.
Minha operadora não retorna a cobrança da ligação para 11829, e agora?
O próximo passo para formalizar a reclamação junto à Administração Pública será o encaminhamento ao Serviço de Atendimento ao Consumidor com a reclamação impressa e qualquer documento gráfico que ajude a evidenciar os fatos denunciados. Por exemplo, uma captura com o histórico de chamadas do dia em que a chamada suposta foi faturada ou uma gravação de uma chamada para o atendimento ao cliente da nossa operadora.
Resumindo, qualquer evidência que nos ajude a agilizar o processo de reclamação, que pode se estender por até 6 meses ou até 1 ano em alguns casos.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
A solução mais drástica que podemos aplicar baseia-se no bloqueio dos recibos bancários da nossa operadora. Previamente, é recomendável realizar a portabilidade para outra operadora para evitar o esgotamento das linhas telefônicas.
Se tivermos algum tipo de permanência em nosso contrato, é muito provável que sejamos incluídos em algum tipo de lista pública de inadimplência. O aconselhável, nesses casos, é ir à Ouvidoria, figura pública instalada nas Câmaras Municipais que costuma atuar como mediador entre a empresa e o consumidor para defender os direitos deste de forma gratuita e desinteressada.
Outra opção será recorrer a organizações privadas, como Facua ou OCU. Embora o resultado nestes casos seja geralmente mais positivo, teremos que pagar uma mensalidade para receber aconselhamento jurídico personalizado.