Índice:
- Chamada perdida de 11833 na fatura, o que eu faço?
- O que posso fazer se a operadora se recusar a me pagar
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
“Não sei porque me cobram 8,33 euros”, “Quase 100 euros por tentar combinar uma chamada com la Caixa”, “Ligo para a Mutua Madrileña e encaminham-me para o 11833 sem eu saber. 30 euros por 10 minutos ”… Estes são alguns dos testemunhos que pudemos encontrar na Internet por volta de 11833. Aparentemente, o número em questão reflete-se na fatura como um encargo que pode por vezes ultrapassar os 90 euros. Diante desse tipo de prática, a única solução é reclamar o valor da nossa operadora de telefonia. Vamos ver como proceder a seguir.
Chamada perdida de 11833 na fatura, o que eu faço?
A maioria dos testemunhos por volta de 11.833 menciona práticas que não são legais na Espanha. Qualquer desvio para um número pago deve ser devidamente notificado ao usuário junto com o custo por minuto da chamada. A isto deve-se acrescentar que muitos usuários relatam não ter feito essas ligações, de modo que podemos enfrentar uma possível tentativa de fraude.
Para reclamar o valor devido à nossa operadora de telefonia, teremos que entrar em contato com o atendimento ao cliente com antecedência. Deixamos abaixo a lista de alguns números de atendimento:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Caso nossa operadora se recuse a reembolsar o valor devido, é melhor entrar com uma reclamação no departamento de reclamações da empresa para registrar a discordância.
O que posso fazer se a operadora se recusar a me pagar
A próxima coisa que teremos que fazer é ir ao Escritório do Consumidor mais próximo com a reclamação impressa e qualquer evidência gráfica que ajude a demonstrar os fatos relatados. Gravações de voz de conversas telefônicas com a operadora, screenshots do histórico de chamadas com a data em que a chamada foi faturada para o 11833… Enfim, qualquer documento gráfico.
Após formalizar a reclamação perante o órgão público, a própria Administração nos notificará com a resolução do processo.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
A última opção a que podemos recorrer, caso a resolução da reclamação não falhe a nosso favor, baseia-se no bloqueio dos recibos bancários da operadora de telefonia. Para evitar o esgotamento da linha, é melhor realizar a portabilidade para outra operadora.
Caso tenhamos algum tipo de permanência ou contrato, é muito provável que sejamos incluídos em uma lista pública de inadimplentes. O que teremos que fazer é entrar em contato com a Ouvidoria para atuar como um mediador entre o cliente e a empresa para encontrar a solução mais justa possível para o consumidor. Esta figura costuma ser encontrada nas prefeituras das diferentes localidades.
Outra opção seria recorrer a organizações como a OCU (Organização de Consumidores e Utilizadores) ou FACUA (Federação das Associações de Consumidores e Utilizadores da Andaluzia) para apresentar a reclamação e obter aconselhamento personalizado. Ambas as organizações geralmente exigem algum tipo de pagamento como sinal de "colaboração".