Índice:
- 11834 cobrança na nota fiscal, o que eu faço?
- Minha empresa se recusa a fazer a devolução, o que posso fazer?
- A última opção: alterar empresas e bloquear recibos bancários
- Lista de números de pagamento identificados por tuexperto.com
Você recebeu uma cobrança em sua conta por uma suposta ligação para o 11834? Mais de 200 pessoas relataram na Internet uma cobrança em suas contas telefônicas devido a uma ligação para o número de pagamento mencionado. Alguns usuários admitem ter ligado para esse número, mas afirmam não ter sido avisados do custo da ligação. Outros afirmam diretamente não ter feito a chamada em questão. Existe alguma forma de reclamar a cobrança da chamada? A verdade é que sim. Explicamos a seguir.
11834 cobrança na nota fiscal, o que eu faço?
"Número que te cobra uma fortuna", "Fui cobrado por uma chamada para este número", "Recebi também uma taxa de 9 euros por uma alegada chamada que não fiz"… Estes são alguns dos testemunhos que conseguimos encontrar na Internet em torno do número 11834. Todas essas práticas são ilegais, pois a empresa em questão deve informar o custo da chamada antes de oferecer o serviço. A isto deve-se acrescentar que alguns usuários relataram nunca ter feito uma chamada para o número de pagamento mencionado.
A solução em ambos os casos é reclamar o pagamento da nossa operadora de telefonia. Para isso teremos que entrar em contato com a empresa com antecedência através do número de atendimento ao cliente. Deixamos você abaixo com vários números de algumas das empresas mais populares da Espanha:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Aparentemente, o número em questão aparece nas pesquisas do Google como um número para solicitar um agendamento online para renovar o DNI. O encargo que consta da fatura corresponde ao motivo “Especial DATA PREMIUM VENEZUELA 11.CA”.
Minha empresa se recusa a fazer a devolução, o que posso fazer?
Se nossa operadora se recusar a reembolsar o valor cobrado em nossa conta, a próxima coisa que teremos que fazer é ir ao Escritório do Consumidor para entrar com uma reclamação formal. Este órgão público tenta defender os direitos dos consumidores contra as más práticas das empresas de forma desinteressada.
Para dar mais peso à reclamação em Consumo, teremos que fornecer todos os tipos de evidências, como gravações de chamadas, capturas de tela do registro de chamadas com a data de faturamento da coleta de chamadas, etc. Resumindo, qualquer material que nos ajude a certificar que não ligamos para o 11834 e que nossa operadora se recusa a nos indenizar. Anteriormente, é recomendável registrar uma reclamação na própria empresa.
A última opção: alterar empresas e bloquear recibos bancários
Se a reclamação não for processada e não obtivermos indenização, a última solução é fazer a portabilidade para outra empresa e bloquear os recebimentos bancários. Se nosso contrato exigir algum tipo de permanência, é provável que a empresa nos inclua em algum tipo de lista de inadimplentes.
Para o evitar, podemos dirigir-nos ao Provedor de Justiça, figura pública que se encarrega de mediar em tais situações de forma gratuita e desinteressada. Podemos recorrer a advogado, mas o custo do processo será muito superior ao valor informado.