Índice:
- Chamada não feita em 11838, como reclamar a cobrança na fatura
- Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexperto.com
Cerca de uma vintena de usuários denunciou recentemente ter recebido uma cobrança em sua conta de telefone devido a uma suposta ligação para o 11838. Por se tratar de um número de pagamento, o valor sobe para 20, 30 e 40 euros em alguns casos. O problema é que muitos desses usuários negam que tenham feito a chamada. Outros, pelo contrário, reconhecem ter telefonado para o 11838 mas negam ter sido informados do custo por minuto, custo que em alguns casos ultrapassa os 3 euros. Vamos ver como proceder para reclamar a cobrança da chamada.
Chamada não feita em 11838, como reclamar a cobrança na fatura
Basta fazer uma breve pesquisa na Internet para saber a insatisfação dos utilizadores com o número 11838. "É uma fraude, o custo por minuto é superior a 3 euros", "Cobraram-me 10,40 mais IVA por uma chamada para este telefone que nunca fiz ”,“ Não me lembro de ligar para este número e cobraram-me 11,67 euros ”. Existe uma maneira de reivindicar o dinheiro? A verdade é que sim.
O primeiro passo para reclamar o valor devido é entrar em contato com nossa operadora de telefonia através do atendimento ao cliente. Podemos fazer isso através dos seguintes números de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso provável de nossa operadora se recusar, a próxima coisa que teremos que fazer é levar o caso ao Departamento de Sinistros. Para o registo da reclamação, recomenda-se o pedido de cópia digital para posterior envio à Administração Pública.
Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
Com a reclamação formalizada, o próximo passo é dirigir-se ao posto de Atendimento ao Consumidor mais próximo. Para comprovar os fatos denunciados, recomenda-se anexar cópia com screenshot do dia do faturamento da suposta ligação para o 11838.
Após o encaminhamento da reclamação à Administração, o processo pode durar dependendo dos tempos de resposta da empresa e da saturação do próprio órgão. O prazo estimado é de 6 meses a um ano.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
Se a resolução fracassar a favor da empresa ou ela se recusar a pagar a fatura, o último passo é bloquear os recebimentos bancários da operadora. Para evitar cortes na linha, recomenda-se realizar a portabilidade após bloqueio dos recebimentos desde que não tenhamos uma permanência associada ao nosso contrato. Caso contrário, é mais provável que sejamos incluídos em uma lista pública de inadimplentes.
Para evitar este último, podemos recorrer à Ouvidoria, órgão público que atuará como mediador entre a empresa e o consumidor na defesa dos direitos deste. Também podemos recorrer a organizações privadas de consumidores, como OCU ou Facua. Embora a resolução geralmente seja favorável por parte do cliente, eles carregam uma pequena mensalidade ou doação como forma de colaboração para receber apoio jurídico e jurídico.