Índice:
- Tenho uma cobrança de 11.842 na minha conta, o que posso fazer?
- Minha operadora se recusa a devolver a cobrança da fatura, e agora?
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Durante alguns anos, mais de 500 pessoas denunciaram publicamente na Internet que receberam uma cobrança em suas contas de telefone por uma suposta ligação para o 11842. Em muitos casos, o valor devido ultrapassa os 50, 60 e até 90 euros. O problema é que a maioria desses usuários afirma não ter feito essa ligação. Outros, pelo contrário, reconhecem ter ligado para este número, mas referem não ter sido informados do custo por minuto da chamada. E é que o custo médio deste tipo de números de pagamento ascende a 2 euros por minuto. A única solução é reclamar com nossa companhia telefônica para obter o reembolso do faturamento. Vamos mostrar a você como a seguir.
Tenho uma cobrança de 11.842 na minha conta, o que posso fazer?
"Não liguei para este número e cobraram-me quase 50 euros", "Dizem que te colocaram em contacto com o SEPE e depois te cobram 20 euros", "Não ligamos e cobraram-nos 20 euros"… Estes são alguns dos os comentários que pudemos encontrar em vários fóruns por volta de 11842. Como mencionamos no início do artigo, a maioria dos depoimentos fazem menção a práticas ilegais. Tanto o custo quanto o desvio da chamada para um número pago devem ser notificados e aprovados pelo próprio consumidor. Caso contrário, você pode estar cometendo uma prática ilegal.
Para reclamar este valor, a primeira coisa que teremos de fazer é contactar o nosso operador telefónico. Podemos fazer isso através dos seguintes números de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Outra opção é entrar em contato direto com a empresa responsável por essas chamadas. O suposto responsável é Información Monsán, segundo alguns usuários.
Minha operadora se recusa a devolver a cobrança da fatura, e agora?
Caso a nossa operadora se recuse a reembolsar a fatura, a melhor opção é dirigir-se à Sala de Consumo para reclamar formalmente o valor devido.
Para dar mais peso à reclamação, recomenda-se, por um lado, a reclamação junto da própria empresa através do serviço de apoio ao cliente. Por outro lado, é recomendável coletar todos os tipos de evidências, como gravações de chamadas ou capturas do histórico de chamadas com a data em que a chamada supostamente foi feita para 11842. Em suma, qualquer evidência gráfica que ajude a demonstrar os fatos descritos na reclamação.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
Se a reclamação não surtir efeito ou atrasar mais do que o normal, a última opção é realizar a portabilidade para outra companhia telefônica. Também é recomendável bloquear os recebimentos bancários da operadora em questão. Muito provavelmente, seremos incluídos em algum tipo de lista pública de inadimplência. Nesse caso, podemos recorrer à Ouvidoria, órgão público responsável pela defesa dos direitos dos consumidores de forma desinteressada e que atuará como mediador na tentativa de solução da situação.