Índice:
- 11844 cobrar na nota fiscal, o que posso fazer?
- Como reivindicar a chamada 11844 na fatura para sua operadora
- Vá para o escritório de Consumo se sua operadora não responder
- Bloqueie os recibos bancários de sua operadora
- Outros números de pagamento identificados por tuexperto.com
Nas últimas semanas, mais de uma centena de usuários relataram na Internet a cobrança de uma chamada em suas contas telefônicas através do 11844. A maioria desses usuários afirma não ter feito a chamada. Outros, por outro lado, reconhecem ter acessado por meio de publicidade na internet. O valor devido em ambas ultrapassa os 20, 30 e até 50 euros, com um custo por minuto que atinge os 2 euros. Felizmente, podemos reclamar a cobrança da fatura ao nosso operador. O processo é explicado a seguir.
11844 cobrar na nota fiscal, o que posso fazer?
“Cobraram-me 53 euros por uma chamada e não me lembro de o ter feito”, “Roubaram-me, cobraram-me 22 por 7 minutos de chamada e sem aviso prévio”, “Não comunicam as condições de utilização, o que é obrigatório por lei ”… Estes são alguns dos testemunhos que pudemos encontrar na Internet por volta de 11844. A maioria dos casos expostos em redes e fóruns especializados descreve uma prática ilegal.
A lei atual determina que qualquer número de pagamento deve informar ao usuário as condições e o custo do serviço. A isso devemos acrescentar que alguns usuários afirmam que nunca fizeram uma chamada para o 11844, então pode estar incorrendo em um crime ao redirecionar as chamadas para números pagos. Seja qual for o nosso caso, a primeira coisa que teremos que fazer é coletar todos os tipos de evidências.
Capturas de tela do registro de chamadas, gravações de chamadas, histórico de SMS… Qualquer evidência que nos ajude a reivindicar o valor cobrado na fatura.
Como reivindicar a chamada 11844 na fatura para sua operadora
A próxima coisa que teremos de fazer para prosseguir com a reclamação é informar a nossa operadora através do serviço de atendimento ao cliente. Deixamos você abaixo com alguns números de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123
Durante a ligação teremos que solicitar à operadora o reembolso do valor devido na fatura. Provavelmente, seremos encaminhados para um endereço de e-mail para facilitar as evidências coletadas. Também pode ser o caso de você se recusar a processar a devolução. É por isso que teremos que ir para o próximo nível: consumidor reclamar.
Vá para o escritório de Consumo se sua operadora não responder
Consumo é a administração pública encarregada de defender os direitos dos clientes. Em geral, os escritórios deste órgão estão localizados dentro da Câmara Municipal ou em um prédio separado dela. Para processar a reclamação, teremos que fornecer todos os tipos de evidências, como gravações de chamadas para nossa operadora, capturas de tela do registro de chamadas ou e-mails assinados digitalmente.
Bloqueie os recibos bancários de sua operadora
Se o recurso ao Consumo não funcionar, o último passo é bloquear os recibos bancários da nossa operadora para impedir a cobrança das faturas pagas em nosso nome. Recomenda -se previamente realizar a portabilidade para outro operador para evitar um corte na linha principal.
Assim que tivermos bloqueado os recibos bancários, provavelmente seremos encaminhados para uma lista de inadimplentes. Nesse caso , teremos que recorrer à Ouvidoria, figura pública que costuma prestar seus serviços dentro da Câmara Municipal para fazer a mediação entre empresas e consumidores. Também podemos recorrer a um advogado, embora o custo do processo seja muito superior ao valor devido.