Índice:
- Ligue para 11848 na fatura, o que posso fazer?
- Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
- E se o acima não funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Desde o início de 2020, dezenas de usuários denunciaram publicamente a cobrança de uma chamada na conta no nome de 11848. A referida cobrança em alguns casos ultrapassa valores superiores a 20, 30 ou mesmo 40 euros. O problema é que a maioria dos afetados concorda que a chamada não foi feita de seus telefones. Outros afirmam ter feito a chamada, mas afirmam não ter sido informados do custo por minuto, que em alguns casos pode ser de 2 ou 3 euros. A única solução é reclamar para tentar obter o reembolso do valor devido. A forma de proceder será mostrada abaixo.
Ligue para 11848 na fatura, o que posso fazer?
“Ligo para uma consulta e colocam-me na espera. Aí eu recebo uma conta de 12 euros ”,“ Minha conta subiu 30 euros. Não acredito ”,“ Eles me cobraram por uma ligação que eu não fiz ”… Basta fazer uma busca na internet para saber a opinião dos usuários em torno do número 11848. A maioria desses depoimentos menciona práticas que não são legal na Espanha. De facto, qualquer desvio para um número pago deve ser comunicado pelo operador que atende a chamada, sem falar que o custo por minuto da chamada deve ser comunicado de forma clara antes da oferta do serviço que lhe é prestado.
Ambos os casos podem ser reclamados junto ao órgão competente, embora o que recomendamos em tuexpertomovil.com seja primeiro entrar em contato com sua operadora de telefonia através do atendimento ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
Dada a possível recusa da operadora em devolver o valor devido, o próximo passo que teremos que fazer é dirigir-nos ao Posto de Consumo mais próximo. Anteriormente, recomendamos que você envie uma reclamação formal à empresa por meio do serviço de reclamações. Posteriormente teremos que entregar a referida reclamação em Consumo juntamente com todos os tipos de provas que nos ajudem a verificar o abuso por parte da empresa.
Capturas de tela do histórico de ligações com a data de cobrança indicada na fatura, gravações de voz para o atendimento da empresa, etc. Claro, o período de resolução pode variar dependendo da saturação do organismo. Geralmente, pode ir de algumas semanas a 3, 4 ou 6 meses.
E se o acima não funcionar…
Se nenhuma das opções acima nos ajudar a receber uma compensação financeira, a última alternativa é solicitar a portabilidade a outra operadora. Também recomendamos o bloqueio de recebimentos bancários para evitar o recebimento de cobranças da empresa em questão.
Deste ponto em diante, é mais provável que sejamos incluídos em uma lista pública de inadimplentes. Para evitar isso, podemos recorrer à Ouvidoria, figura pública que atuará como mediadora entre o cliente e a empresa para tentar chegar a uma solução sem recorrer a processos judiciais ou listas de delinquentes. Podemos ir à Câmara Municipal da nossa cidade para solicitar os serviços desta figura.