Índice:
- Chamada perdida de 11850, o que posso fazer?
- Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
- E se o acima não funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Dezenas de usuários denunciaram publicamente, em diversos fóruns e redes sociais, a cobrança na conta de telefone devido a uma suposta ligação para o 11850. O problema é que muitas das pessoas afetadas negam ter feito a ligação. Outros reconhecem ter feito a ligação, mas afirmam não ter sido informados do custo por minuto. Nesta ocasião, mostraremos como proceder em cada caso para reclamar o valor da chamada.
Chamada perdida de 11850, o que posso fazer?
"Não me lembro de ter ligado 11850 mas cobraram-me 15 euros", "20 euros cobraram-me e não falei com eles", "11 euros na conta da minha mãe por 4 minutos de chamadas"… A maioria dos testemunhos que pudemos encontrar na Internet por volta de 11850 que mencionam práticas que não são legais. Diante desse tipo de prática, a solução mais simples é entrar em contato com nossa operadora de telefonia para solicitar o reembolso do valor cobrado na fatura.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de sermos negados, a próxima coisa que teremos que fazer é registrar uma reclamação no departamento de reclamações da empresa. Para registrar isso, recomenda-se solicitar uma cópia da reclamação original em formato PDF.
Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
Com a reclamação impressa, o próximo passo será encaminhar-nos ao Posto de Atendimento ao Consumidor mais próximo para encaminhá-la à Administração Pública. Também é recomendável anexar uma captura de tela impressa com o histórico de chamadas do dia em que a chamada foi faturada como 11850.
Uma vez registrado o incidente, o processo de resolução pode durar de algumas semanas a vários meses ou até um ano, dependendo da saturação do órgão público.
E se o acima não funcionar…
A última solução a que podemos recorrer é o bloqueio dos recibos bancários do nosso operador. Para evitar o esgotamento da linha, é aconselhável processar uma portabilidade o mais rápido possível.
Caso tenhamos algum tipo de permanência associada, o mais provável é que sejamos incluídos em uma lista pública de inadimplentes. Neste ponto, podemos usar uma organização de consumidores, como OCU ou Facua, para obter aconselhamento jurídico e tributário personalizado mediante o pagamento de uma assinatura mensal ou simbólica. Podemos também recorrer à Ouvidoria, empresa pública que atuará como mediadora entre consumidor e empresa na defesa dos interesses da primeira de forma totalmente gratuita.