Índice:
- Chamada não feita a partir do 11860, como reclamar a cobrança na fatura
- O que fazer nosso operador se recusa a nos devolver
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Há cerca de 6 anos, mais de 300 utilizadores denunciam publicamente ter recebido uma cobrança na sua conta telefónica devido a uma alegada chamada para o 11860, com valores superiores a 20, 30 e até 40 euros. Enquanto alguns desses usuários afirmam não ter feito a chamada, outros afirmam que não foram notificados a qualquer momento sobre o custo por minuto. A solução em ambos os casos é reclamar o valor da nossa empresa, processo que explicaremos a seguir.
Chamada não feita a partir do 11860, como reclamar a cobrança na fatura
Basta fazer uma simples pesquisa na Internet para saber alguns dos testemunhos que circulam por volta de 11860. “Cobraram-me 6,13 euros através da Vodafone por dois minutos de chamada que não foi efectuada”, “Contaram-me 20 euros fatura para esse número ”,“ Eles cobram por algo que você não usou ”… Todos esses comentários referem-se a práticas que não são legais em nosso país, portanto, do ponto de vista jurídico podemos reclamar o valor devido.
A primeira coisa que teremos que fazer para solicitar o reembolso do valor cobrado é entrar em contato com a nossa operadora através do serviço de atendimento ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Caso a nossa operadora se recuse, é aconselhável encaminhar a reclamação ao setor de Reclamações para registrar o nosso desacordo com o pagamento. Recomenda-se também solicitar cópia por e-mail da reclamação imposta para que se tenha documento que comprove a formalização da reclamação.
O que fazer nosso operador se recusa a nos devolver
Com a reclamação impressa em mãos, a próxima coisa que teremos que fazer é ir ao Posto de Defesa do Consumidor mais próximo para levar a reclamação ao ente público. Para dar mais peso à reivindicação, podemos fornecer uma cópia com uma captura de tela do histórico de chamadas do dia em que a chamada foi faturada para 11860.
Depois de formalizada a reclamação na Defesa do Consumidor, a resolução do processo pode ser prorrogada até 6 meses ou até 1 ano a partir da data de emissão, tudo depende da saturação do serviço público e da própria resposta da empresa.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
Se a resolução não for favorável a nós, a última opção a que podemos recorrer baseia-se no bloqueio dos recebimentos bancários da nossa operadora. Previamente, recomenda-se realizar uma portabilidade para outra operadora para evitar o esgotamento da linha enquanto não houver permanência associada à nossa linha. Caso contrário, provavelmente seremos incluídos em uma lista pública de inadimplentes se nos recusarmos a pagar a multa.
Neste ponto, podemos usar organizações privadas como Facua ou OCU para obter suporte legal e legal mediante o pagamento de uma taxa mensal ou uma “doação” pelos serviços prestados. Podemos também recorrer à Ouvidoria, figura pública que atuará como mediador entre a empresa e o cliente na defesa dos direitos deste de forma livre e desinteressada.