Índice:
- Tenho uma cobrança de 11865 na fatura, o que posso fazer?
- Como reivindicar a chamada 11865 para minha operadora de telefone
- Se a operadora recusar, vá para Consumo
- Bloqueie os recibos de sua operadora no banco
- Outros números de pagamento identificados por tuexperto.com
Mais de cem usuários relataram em vários fóruns a cobrança de uma chamada com 11865 como protagonista. Segundo várias pessoas, o valor pode chegar aos 30 euros em alguns casos. Outros denunciaram que o valor é muito superior. No entanto, a maioria reconhece nunca ter feito uma chamada para o referido número pago, um número que cobra uns colossais 2 euros por minuto de chamada. A boa notícia é que podemos solicitar o reembolso do valor devido. A forma como iremos explicar abaixo.
Tenho uma cobrança de 11865 na fatura, o que posso fazer?
"Uma chamada que não creio ter feito custou-me 6 euros por apenas 2 minutos", "Chamaram-me e sem responder cobraram-me o valor", "Ligue para o 911333333 do serviço MásMóvil e transferiram a chamada para o 11865"… Estes são alguns testemunhos que conseguimos encontrar na Internet em relação ao número 11865. A primeira coisa que devemos saber é que este tipo de acções é ilegal.
Nenhum número de telefone pode ser transferido para um número pago sem o consentimento expresso do usuário. Da mesma forma, o custo da chamada para um número pago deve ser indicado pela operadora que atende a chamada em questão. Se nenhuma dessas ações foi realizada pelo responsável pela chamada, podemos começar a processar uma reclamação formal.
Como reivindicar a chamada 11865 para minha operadora de telefone
Para reclamar o valor devido à nossa empresa, teremos de contactar o serviço de apoio ao cliente da operadora em questão. Deixamos você abaixo com alguns números de clientes de várias das empresas mais populares de 2020:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: a partir do próprio aplicativo.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Durante a ligação teremos que explicar o ocorrido e reclamar uma indemnização correspondente ao valor cobrado na fatura. Muito provavelmente, seremos enviados para um endereço de e-mail para formalizar a reclamação ou para fornecer algum tipo de prova. Recomenda-se tirar screenshots do registro de chamadas para verificar se não fizemos a chamada para o número indicado.
Se a operadora recusar, vá para Consumo
Consumo é o organismo público encarregado de defender os direitos dos clientes em relação aos abusos das empresas. Os escritórios de atendimento ao consumidor costumam estar localizados na própria Prefeitura ou em um prédio inteiramente dedicado a essa administração.
Para dar mais credibilidade à reclamação teremos que fornecer todo o tipo de provas, como screenshots, emails ou gravações de chamadas feitas para o nosso operador. Claro, a resolução do caso pode levar de algumas semanas a vários meses, dependendo da saturação do serviço.
Bloqueie os recibos de sua operadora no banco
A última solução a que podemos recorrer consiste em bloquear os recibos do operador no banco. Previamente é recomendável realizar a portabilidade para outro operador para evitar o corte da linha principal.
Depois de bloquearmos os recibos da operadora no banco, provavelmente seremos registrados em uma lista de inadimplentes. Neste caso teremos de recorrer ao ombudsman, figura pública que se encontra geralmente nas câmaras municipais das localidades, para mediar o caso entre operadora e utilizador. Também podemos recorrer a um advogado, embora o processo seja mais caro do que o valor reclamado.