Índice:
- Chamada não feita a partir do 11867, como reclamar a conta?
- Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Quase trinta usuários denunciaram recentemente em diversos fóruns e redes sociais a cobrança de uma suposta ligação para o 11867 na conta telefônica. Por se tratar de um número pago, o custo da chamada sobe em alguns casos até 20, 30 e até 40 euros. O problema é que muitos usuários negam que tenham feito a chamada. Outros referem não ter sido informados do custo por minuto, que neste caso é de 3 euros. A solução em ambos os casos é reclamar a fatura do nosso operador. A forma como iremos explicar abaixo.
Chamada não feita a partir do 11867, como reclamar a conta?
"Custou-me 25 euros por 10 minutos de conversa", "Telefone que diz que é gratuito mas cobra 1 minuto e 30 segundos 7 euros", "Fui cobrado 11 euros por 2 minutos"… Estes são alguns dos testemunhos que conseguimos encontrar na Internet por volta de 11867. O primeiro passo para reclamar o montante junto do nosso operador será contactar a empresa através do serviço de apoio ao cliente. Podemos fazer isso por meio dos seguintes números:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Caso a nossa operadora se recuse a efetuar a devolução, o próximo passo será protocolar a reclamação no setor de Reclamações. Para registar a nossa discordância, é aconselhável solicitar uma cópia em formato digital a ser posteriormente submetida à Administração Pública.
Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
Com a reclamação em mãos, a próxima coisa que faremos é ir ao escritório de Atendimento ao Consumidor em nossa cidade. Para comprovar os fatos relatados, recomenda-se anexar uma cópia impressa com o histórico de ligações do dia em que a suposta ligação foi faturada para o 11867.
Após a formalização da reclamação com a Administração, o processo de resolução pode variar dependendo dos tempos de resposta da empresa, bem como da saturação do próprio órgão. Geralmente vai de algumas semanas a 6 meses ou até 1 ano.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
Caso a resolução não seja favorável a nós, o último recurso é o bloqueio dos recebimentos bancários da operadora. Para evitar ficar sem linha, podemos migrar o contrato para outra operadora de telefonia, desde que não seja limitado por um período de permanência. Caso contrário, é mais provável que sejamos incluídos em algum tipo de lista pública de inadimplentes.
Para evitar este último, podemos recorrer a organizações de usuários, como Facua ou OCU. A vantagem desse tipo de organização é que a resolução costuma ser favorável. Por outro lado, teremos que pagar uma mensalidade ou doação para receber apoio jurídico. Outra opção é entrar em contato com a Ouvidoria para atuar como mediador entre a empresa e o consumidor.