Índice:
- Chamada não feita a partir do 11877, como posso reclamar a cobrança da fatura?
- O que fazer se nossa operadora se recusar a fazer a devolução
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexperto.com
Mais de 360 pessoas relataram em diversos fóruns e redes sociais a cobrança de uma ligação para o 11877 na conta telefônica. Por se tratar de um número de tarifa especial, o valor devido por vezes ultrapassa os 30, 50 e até 200 euros. A maioria dos usuários afetados nega ter feito a chamada. Como muitos outros admitem ter chamado 11877 de suas linhas, mas negam categoricamente ter sido informados do preço por minuto. A solução mais simples é reclamar o referido valor para receber o reembolso do pagamento, processo que detalharemos a seguir.
Chamada não feita a partir do 11877, como posso reclamar a cobrança da fatura?
Basta fazer uma breve pesquisa na Internet para conhecer alguns dos testemunhos que circulam por volta de 11877. "10,47 euros por me passar a uma câmara municipal próxima", "Cobraram-me 200 euros por chamadas deste número", "Recebo duas ligações para este número que não fiz e os respectivos 25 euros "… O primeiro passo para receber o reembolso da tarifa é contactar a nossa empresa através do serviço de apoio ao cliente. Podemos fazê-lo através do seguinte número de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de nossa operadora se recusar, a próxima coisa que teremos que fazer é levar a reclamação ao departamento de reclamações. Para registrar nossa discordância, é aconselhável solicitar via e-mail uma cópia digital em formato PDF da reclamação.
O que fazer se nossa operadora se recusar a fazer a devolução
Com o documento de reclamação em mãos, o próximo passo é dirigir-se ao Posto de Atendimento ao Consumidor (Consumo) de nosso município para levar a reclamação ao ente público. Para comprovar os eventos relatados, podemos anexar uma cópia com uma captura de tela do histórico de chamadas, especificamente o dia em que a suposta ligação para o 11877 foi faturada.
Após o levantamento da reclamação, a resolução pode durar várias semanas até um período máximo de 6 meses ou mesmo 1 ano, o processo depende do tempo de resposta da empresa e da saturação do próprio serviço.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
Pode ser que a resolução não desfaça a nosso favor ou que o operador se recuse a pagar a dívida. Neste ponto, a solução mais drástica é bloquear os recebimentos bancários de nossa operadora no banco. Podemos solicitar a portabilidade para evitar o esgotamento da fila, desde que o nosso contrato não esteja associado a um prazo estimado de permanência. Caso contrário, é mais provável que sejamos incluídos em algum tipo de lista de inadimplentes.
O último recurso que podemos recorrer baseia-se no uso de associações de consumidores, como FACUA ou OCU. A vantagem desse tipo de associação é que o resultado costuma ser favorável, embora implique o pagamento de uma pequena mensalidade ou doação para recebimento de amparo legal e jurídico. Outra opção é levar o caso ao Provedor de Justiça, uma figura pública que irá defender os nossos direitos de forma livre e desinteressada.