Índice:
- Tenho uma cobrança na minha conta por uma ligação para 11889, o que eu faço?
- Ligue para sua operadora e solicite o reembolso do valor
- Vá para o seu escritório local do consumidor
- Bloqueie recibos bancários e execute a portabilidade
- Outros números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Quase uma vintena de usuários denunciou recentemente em diversos fóruns e redes sociais a cobrança de uma ligação para 11889 na conta telefônica. O valor em alguns casos ultrapassa os 8 euros. E é que o número em questão cai na categoria de números de taxas especiais. O custo pode atingir os 2 euros por minuto de conversa. Caso não tenhamos realizado a ligação ou simplesmente desejemos obter o valor da ligação cobrado em nossa conta, podemos reclamar o valor devido à empresa.
Tenho uma cobrança na minha conta por uma ligação para 11889, o que eu faço?
"Cobraram-me 23 euros por uma chamada que não fiz", "Cobraram-me 85 euros com chamadas gratuitas ilimitadas", "Fizeram a minha filha esperar meia hora e a conta foi de 71 euros"… São vários exemplos de depoimentos que encontramos na Internet por volta de 11889. A maioria dos usuários afirma nunca ter feito essa ligação. Outros, por outro lado, afirmam não ter sido informados do custo por minuto para o número em questão, o que é ilegal.
A primeira coisa que teremos de fazer se quisermos fazer uma reclamação formal é coletar todos os tipos de evidências. Capturas de tela do registro de chamadas, gravações de voz, SMS… Qualquer evidência que nos ajude.
Ligue para sua operadora e solicite o reembolso do valor
Assim é. Para informar o caso à nossa operadora teremos de recorrer ao serviço de apoio ao cliente através dos seguintes telefones:
- Yoigo: 622
- Jazztel: 1566
- Movistar: 1004
- Tuenti: do aplicativo
- Laranja: 1414
- Pepephone: 1706
- Vodafone: 123
Se a operadora se recusar a fazer a devolução, é aconselhável fazer uma reclamação formal explicando o ocorrido. Provavelmente , seremos encaminhados para um endereço de e-mail para fornecer qualquer tipo de evidência.
Vá para o seu escritório local do consumidor
Após entrar com uma reclamação no serviço de atendimento ao consumidor de nossa operadora, teremos que ir ao Escritório do Consumidor mais próximo para formalizar a reclamação e levá-la à administração pública. Novamente, teremos que coletar todos os tipos de evidências para favorecer o resultado da reclamação. Gravações de voz do operador, capturas de e-mail, registros de chamadas e assim por diante.
Bloqueie recibos bancários e execute a portabilidade
Caso nenhuma das soluções anteriores funcione para nós, a solução mais drástica é bloquear os recebimentos do banco da empresa. Anteriormente, é recomendável transferir a linha telefônica para uma operadora diferente para evitar ficar sem linha telefônica ou Internet.
Ao longo desse processo, é provável que sejamos incluídos em uma lista de inadimplentes por não pagamento das faturas da operadora original. Para evitar isso, podemos entrar em contato com a ouvidoria por meio da Câmara Municipal de nosso município para atuar como um mediador entre a empresa e nós. Ele o fará de uma forma altruísta e livre.
Em última análise, podemos recorrer a um advogado, embora o custo do processo seja muito superior ao valor a reclamar, o que é recomendado apenas no caso de a fatura ascender a várias centenas de euros.