Índice:
- Chamada não feita a partir do 11890, como solicitar um reembolso
- Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
- E se nenhuma das opções acima funcionar
- Lista de números de pagamento identificados por tuexperto.com
Foto de tecnologia criada por rawpixel.com - www.freepik.es
Mais de uma dúzia de usuários relataram recentemente ter recebido uma cobrança em sua conta de telefone devido a uma suposta ligação para o 11890. Por se tratar de um número de tarifa especial, o custo total da chamada sobe para 20, 30 e 40 euros. O problema é que muitos dos usuários afetados negam ter feito a chamada para o 11890. Muitos outros reconhecem ter feito a chamada, mas negam ter sido informados do custo do serviço. A solução em ambos os casos é reclamar o valor da nossa empresa, processo que explicaremos a seguir.
Chamada não feita a partir do 11890, como solicitar um reembolso
Basta fazer uma breve pesquisa na Internet para descobrir a experiência de alguns dos usuários afetados. “Este telefone é uma fraude, não presta nenhum serviço e se se engana na marcação do custo é muito elevado”, “Um valor de 24 euros por uma chamada de 10 minutos”, “Me factura duas chamadas para este número no valor de 44 euros que não fiz ”… O primeiro passo para reclamar o reembolso do valor devido é contactar o operador de telefone através do serviço de apoio ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- O2: 1551
- Mais celular: 2373
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Caso a operadora se recuse a fazer a devolução, o próximo passo será encaminhar a reclamação para a área de Reclamações da empresa. Posteriormente, recomenda-se solicitar cópia da reclamação em formato digital para posteriormente imprimir e registrar a discordância.
Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
Com a reclamação impressa, a próxima coisa que faremos é ir ao posto de atendimento ao consumidor mais próximo para entrar com a reclamação na Administração Pública. Para comprovação dos eventos relatados, recomenda-se anexar formulário com captura de tela do histórico de ligações, especificamente, do dia em que foi faturada a suposta ligação para o 11890.
Depois de formalizada a reclamação no Gabinete de Defesa do Consumidor, a resolução provavelmente demorará algumas semanas, embora possa ser prorrogada por 6 e 12 meses, dependendo da resposta da empresa e da própria gestão da Administração.
E se nenhuma das opções acima funcionar
Se a resolução da reclamação não falhe a nosso favor ou a empresa simplesmente se recuse a fazer a devolução, a solução mais drástica é bloquear os recebimentos bancários da operadora. Para evitar cortes na linha telefónica podemos gerir a portabilidade com outra operadora desde que o nosso contrato não seja limitado por cláusula de permanência. Caso contrário, provavelmente seremos colocados em uma lista de inadimplentes se nos recusarmos a pagar a multa.
Para evitar o último, podemos recorrer a organizações privadas de consumidores, como OCU ou Facua. Embora a resolução geralmente seja favorável aos usuários, a gestão da reclamação implica o pagamento de uma mensalidade ou um pagamento único como uma colaboração para receber amparo jurídico e jurídico. Outra opção baseia-se no recurso à Ouvidoria, solução gratuita, embora por sua vez menos eficaz.