Índice:
- Chamada não feita em 11891, como reclamar a cobrança na fatura
- Minha operadora se recusa a fazer a devolução, o que eu faço?
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Foto da empresa criada por pressfoto - www.freepik.es
Mais de 40 usuários relataram em vários fóruns e redes sociais ter recebido uma cobrança em suas contas de telefone por uma chamada para 11891. Por se tratar de um prefixo tarifário nacional, o custo em alguns casos ultrapassa os 30 e os 40 euros por chamada. O problema é que muitos desses usuários negam ter feito essa ligação. Outros reconhecem, mas negam ter sido informados do custo por minuto, que neste caso é de 3 euros. A solução em ambos os casos é reclamar o pagamento da nossa empresa, processo que iremos descrever a seguir.
Chamada não feita em 11891, como reclamar a cobrança na fatura
Basta fazer uma simples busca no Google e no Bing para conhecer a experiência de alguns usuários em relação ao 11891 na Internet. "Estão a cobrar-me as chamadas para este telefone e nunca liguei", "Liguei e divertiram-me sem me responder", "Não quero mais chamadas deste número"… O primeiro passo para reclamar o valor devido baseia-se em entre em contato com nossa operadora de telefone para solicitar um reembolso. Podemos fazer isso através dos seguintes números de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- O2: 1551
- Mais celular: 2373
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Dada a provável recusa de nossa operadora, a próxima coisa que faremos é registrar uma reclamação no departamento de reclamações. Para registrar nossa discordância, é recomendável solicitar uma cópia digital da reclamação para imprimi-la posteriormente.
Minha operadora se recusa a fazer a devolução, o que eu faço?
Com o formulário em mãos, o próximo passo será ir ao posto de atendimento ao consumidor mais próximo para levar o caso à Administração Pública. Idealmente, fornecer provas dos eventos relatados é imprimir uma captura de tela do histórico de chamadas, especificamente do dia em que a suposta chamada para 11891 foi cobrada.
Após a apresentação da reclamação ao órgão público, o tempo de resolução pode variar dependendo dos tempos de resposta da empresa e da própria gestão do escritório. Em geral, costuma durar cerca de 4 a 6 meses, embora possa durar até um ano.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
Caso a operadora continue a recusar-se a pagar o valor devido ou a resolução não falhe a nosso favor, a última solução que podemos recorrer consiste em bloquear os recebimentos bancários da empresa para evitar o recebimento de novas cobranças. Posteriormente recomenda-se realizar uma portabilidade para outra empresa para não ficar sem linha no telefone.
Caso tenhamos algum tipo de permanência, é muito provável que sejamos incluídos em algum tipo de lista pública de inadimplentes caso nos recusemos a pagar a multa. Para evitar este último , podemos recorrer a associações de consumidores, como Facua ou OCU. O problema é que teremos que pagar uma certa quantia para receber suporte legal e legal. Outra opção é utilizar a Ouvidoria, órgão público que fará a mediação gratuita entre a empresa e o consumidor.