Índice:
- Tenho uma cobrança na fatura do número 11892, o que posso fazer?
- Se sua operadora se recusar a fazer o reembolso, vá para Consumo
- Bloqueie os recibos da sua operadora no banco e faça a portabilidade
- Lista de números de pagamento identificados por tuexperto.com
Há mais de um ano, quase uma centena de usuários denuncia em diversos fóruns da Internet a cobrança de uma chamada na fatura até o 11892. A maioria desses usuários afirma nunca ter feito uma chamada para o número de telefone mencionado. Outros, pelo contrário, reconhecem ter telefonado para o 11892, mas referem não ter sido informados do valor da chamada, que em alguns casos pode ultrapassar os 20 e 30 euros. Ambas as práticas são ilegais, portanto, podemos reclamar o valor devido à nossa companhia telefônica.
Tenho uma cobrança na fatura do número 11892, o que posso fazer?
“Não telefonei para este número mas facturaram-me 21 euros por 8 euros”, “Não telefonei. Liguei para a Vodafone, mas não para este número ”,“ Cobraram-me 25 euros por 10 minutos de chamada ”… Estes são alguns exemplos de testemunhos reais que pudemos encontrar na Internet. Todos esses depoimentos mencionam práticas que não são legais. Portanto, a primeira coisa que teremos que fazer é entrar em contato com nossa operadora através do serviço de atendimento ao cliente para reclamar o encargo da fatura. Podemos fazer isso através dos seguintes números de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123
Provavelmente, a operadora exigirá algum tipo de prova por meio de capturas de tela do registro de chamadas. Geralmente , teremos que enviá-los para um endereço de e-mail fornecido pela própria empresa, embora esse não seja o caso normalmente. Outra opção é tentar localizar a empresa responsável pelo número 11892 para proceder à reclamação pelos respetivos meios.
Se sua operadora se recusar a fazer o reembolso, vá para Consumo
O Serviço de Atendimento ao Consumidor, popularmente conhecido como Consumo, é o órgão público responsável pela defesa dos direitos do consumidor. Caso a nossa operadora se recuse a devolver o valor devido, teremos de recorrer ao sim ou ao sim a este órgão para fazer uma reclamação formal. Previamente, é recomendável fazer uma reclamação com a operadora para agilizar o processo.
Na reclamação teremos que fornecer todas as informações do caso, bem como o maior número de provas possível. Gravações de chamadas para nossa operadora, capturas de tela do registro de chamadas e assim por diante.
Bloqueie os recibos da sua operadora no banco e faça a portabilidade
Se nenhuma das opções acima tiver efeito, a única alternativa é bloquear os recebimentos de nossa operadora no banco. Para evitar o corte da linha telefônica principal, recomenda-se realizar a portabilidade para outra operadora de um grupo de empresas diferente. Muito provavelmente, a empresa nos incluirá em uma lista pública de inadimplentes.
Neste ponto podemos dirigir-nos ao Provedor de Justiça, figura pública que habitualmente se encontra na Câmara Municipal da nossa cidade e que serve de mediador entre a empresa e o cliente. Também podemos recorrer a um advogado, embora o custo seja muito superior à dívida que contraímos com a empresa.