Índice:
- Tenho uma cobrança por uma chamada não feita para o 11898, o que devo fazer?
- O que posso fazer se minha operadora se recusar a fazer a devolução?
- E se o acima não funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Quase uma centena de usuários relatou em diversos fóruns e redes sociais a cobrança de uma chamada na conta para 11898. Por se tratar de um número pago, o valor da chamada pode por vezes ultrapassar os 20, 30 e até 50 euros. O problema é que uma parte significativa desses usuários afirma não ter feito a ligação de suas linhas telefônicas. Outros reconhecem ter feito a chamada, mas negam ter sido informados do custo por minuto. Ambas as práticas são ilegais na Espanha, portanto, temos o direito de reclamar com nossa companhia telefônica. A forma como iremos mostrar abaixo.
Tenho uma cobrança por uma chamada não feita para o 11898, o que devo fazer?
“Cobraram-me 25 euros por 10 minutos de espera”, “Tenho uma cobrança de 17 euros a partir de 11898 e não sei a que corresponde”, “Enganaram-me dizendo que eram do serviço de atendimento ao cliente do AliExpress. I foi cobrado 20 euros"… Estes são alguns dos testemunhos que poderia encontrar na net em torno da 11898. Todas essas práticas são ilegais. A solução é reclamar o valor devido ao nosso operador através do número de atendimento ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de nossa operadora se recusar a reembolsar o valor cobrado na fatura, teremos que formalizar uma reclamação por meio da área de Reclamações da empresa para registrar a discordância.
O que posso fazer se minha operadora se recusar a fazer a devolução?
Após formalizar a reclamação na área de Reclamações da empresa, teremos que dirigir-nos ao posto de Atendimento ao Consumidor mais próximo. Para formalizar a reclamação no órgão público teremos que trazer uma cópia da reclamação, bem como a nota fiscal e uma captura de tela com o histórico de ligações do dia em que foi faturada. Em suma, qualquer elemento que nos ajude a demonstrar os fatos relatados. O processo de resolução pode levar de algumas semanas a vários meses ou até anos. Tudo depende da resposta da empresa e da saturação do organismo.
E se o acima não funcionar…
Se a reclamação não se concretizar ou não tiver resolução positiva, a única solução é bloquear os recibos bancários do operador em causa. Previamente é recomendável realizar a portabilidade para outra empresa para evitar o esgotamento das linhas telefônicas.
No caso de haver algum tipo de compromisso de permanência, é provável que haja tentativa de cobrança de multa ou sejamos incluídos em lista pública de inadimplentes. O aconselhável para evitar chegar a esses extremos é recorrer ao Provedor de Justiça, uma figura pública que atuará no meio para defender os interesses do consumidor de forma livre e desinteressada.
Também podemos usar associações privadas de consumidores, como OCU ou FACUA. A resolução nesses casos costuma ser muito mais vantajosa para os usuários, embora normalmente implique o pagamento de alguma taxa mensal.