Índice:
- Chamada não feita a partir de 11899 na nota fiscal, o que fazer?
- Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
- E se tudo isso não funcionar ...
- Lista de números de pagamento identificados por tuexperto.com
Dezenas de pessoas denunciaram em diversos fóruns e redes sociais o recolhimento de uma suposta ligação para o 11899. Algumas das pessoas afetadas afirmam não ter feito a ligação. Outros, por outro lado, confirmam que ligaram para o número pago, mas afirmam não ter sido informados do custo por minuto da chamada. E é que em alguns casos pode ir até 30, 50 e até 70 euros, dependendo da duração. Ambos os casos mencionam práticas ilegais na Espanha. A melhor solução é reclamar o dinheiro diretamente com a nossa operadora de telefonia.
Chamada não feita a partir de 11899 na nota fiscal, o que fazer?
“Recebi uma factura de 34 euros por uma chamada que nunca fiz”, “Fui cobrado 21 euros e não sei porquê”, “Duração: 3,25 minutos. Valor: 9,95 euros sem iva. Um abuso ”… Estas são algumas das denúncias que conseguimos encontrar na Internet por volta de 11899. O primeiro passo que teremos que seguir para reclamar a cobrança da chamada é contactar a nossa operadora através do serviço de apoio ao cliente para expor nosso caso. Podemos fazer isso através dos seguintes números de telefone:
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
Se a operadora se recusar a reembolsar o valor devido a nós, a próxima coisa que teremos que fazer é registrar uma reclamação por meio do departamento de reclamações da mesma operadora para registrar a discordância.
Minha operadora se recusa a retornar, o que eu faço?
Com a reclamação impressa, iremos ao escritório de Atendimento ao Consumidor mais próximo. Para agilizar a reclamação dessa forma, recomenda-se anexar toda espécie de documentos que ajudem a comprovar os fatos denunciados.
Uma gravação de chamada, uma captura de tela com o histórico de chamadas na data da fatura da suposta ligação para o 11899… Em suma, qualquer evidência que nos ajude a comprovar os fatos. Em qualquer caso, o processo de resolução pode durar de algumas semanas a meio ano ou mesmo um ano inteiro nos casos mais complexos.
E se tudo isso não funcionar…
A última medida que podemos tomar é bloquear os recibos bancários de nossa operadora no banco. Para evitar a falta de linhas telefônicas e de Internet, é recomendável transferir a linha para outra operadora.
Site da OCU, Organização de Consumidores e Usuários.
Se tivermos algum tipo de permanência, é mais provável que sejamos incluídos em algum tipo de lista de inadimplentes. A solução nesse caso é ir à Ouvidoria para atuar como mediador entre a empresa e o cliente. Também podemos usar associações privadas, como OCU ou Facua. Ambas as associações costumam dar suporte legal e jurídico a todas as afiliadas mediante o pagamento de uma mensalidade que pode variar dependendo do tipo de contribuição e assinatura. A resolução por esse caminho costuma ser mais ágil e favorável.