▷ 14 Miui 11 truques ocultos para o seu celular xiaomi
Índice:
- Mostrar ícones de notificação na barra de notificação
- Navegue com gestos
- Adicionar atalhos para botões físicos
- Melhore o desempenho do jogo
- Responda às notificações com respostas rápidas
- Segundo espaço para criar um usuário oculto
- Personalize a tela Sempre Ligada
- Imprimir documentos sem recorrer a aplicativos de terceiros
- Compartilhe arquivos instantaneamente com outros celulares
- Compartilhe vídeos e imagens com a televisão
- Controle dos pais para controlar o celular dos seus filhos
- Bloquear aplicativos com senha
- Aplicativos duplicados (WhatsApp, Facebook, Instagram ...)
Demorou mais do que pensávamos, mas está aqui. MIUI 11, a última iteração da camada de personalização móvel da Xiaomi, já está entre nós, ou pelo menos em grande parte dos dispositivos da marca. Embora a camada ainda não tenha sido atualizada para o Android 10, mas ainda seja baseada no Android 9 Pie, a empresa implementou parte das funções da versão mais recente do sistema no MIUI 11. Você quer aproveitar ao máximo o seu celular Xiaomi ? Dê uma olhada nesses nove truques ocultos do MIUI 11.
Mostrar ícones de notificação na barra de notificação
Depois de quase um ano de espera, a Xiaomi finalmente corrigiu o problema de notificações na última iteração do sistema. Para mostrar as notificações na barra correspondente, no entanto, teremos que brincar com as configurações manuais. Basta ir para a seção Notificações dentro do aplicativo Configurações.
Dentro disso, clicaremos nos ícones de notificação e selecionaremos todos os aplicativos cujas notificações queremos que o MIUI mostre na barra. Em seguida, voltaremos para a seção Notificações e acessaremos a Barra de Notificação. Uma vez dentro, vamos selecionar a opção Android e clicar em Notch e barra de status.
Por fim, ativaremos a opção de Mostrar ícones de notificação de entrada.
Navegue com gestos
O sistema de gestos do MIUI passou por uma ligeira renovação e agora está mais polido do que nunca, embora a filosofia de gestos do MIUI 10 permaneça. Além disso, um novo gesto foi introduzido que nos permite retornar ao aplicativo anterior sem a necessidade de implantar multitarefa.
Para ativar os gestos no MIUI 11, teremos que ir para Configurações Adicionais; especificamente até tela inteira. Por fim, vamos ativar a opção de Gestos em tela cheia e retornar ao aplicativo anterior. Esta última configuração nos permitirá realizar a ação mencionada acima.
Adicionar atalhos para botões físicos
Embora não seja um truque exclusivo do MIUI 11, ele foi expandido com a nova atualização do sistema. Para prosseguir, basta acessar a seção Configurações adicionais novamente, embora desta vez tenhamos que ir para os atalhos dos botões.
Como o nome da seção indica, podemos adicionar uma infinidade de atalhos para os botões de nosso telefone Xiaomi (aumentar volume, diminuir volume, câmera, energia…). Desde ativar a câmera pressionando duas vezes o botão liga / desliga até tirar uma captura de tela deslizando três dedos para baixo.
Também podemos brincar com funções como a lanterna, a tela dividida ou o Google Assistant. As possibilidades são infinitas.
Melhore o desempenho do jogo
Game Turbo é possivelmente uma das novidades mais interessantes do MIUI 11 do sistema, embora infelizmente seu acesso esteja oculto. Grosso modo, é uma espécie de modo de jogo que aumenta o desempenho do telefone em jogos, reduzindo os processos em segundo plano e disponibilizando memória RAM e processador.
Para acessar a ferramenta, basta consultar Configurações; especificamente até a seção Funções Especiais. Em seguida, selecionaremos a opção Game Turbo e, em seguida, adicionaremos todos os títulos que desejamos otimizar. Se clicarmos em Configurações podemos realizar ações como restringir notificações, limitar aplicativos na memória, forçar a orientação da tela…
Responda às notificações com respostas rápidas
Dentro da mesma seção de Funções Especiais podemos encontrar o Quick Answers, uma funcionalidade que extrai diretamente das novidades do Android 10 e que nos permite responder a determinadas notificações sem ter que acessar o aplicativo. Aplicativos como WhatsApp, Telegram ou Instagram.
Para fazer isso, basta ativar os aplicativos para os quais queremos habilitar essa função na seção Respostas rápidas. O sistema habilitará automaticamente uma janela de texto que nos permitirá responder às notificações no momento exato do recebimento.
Segundo espaço para criar um usuário oculto
A função Second space foi totalmente renovada com MIUI 11. Esta função está acessível através do menu Special Functions, e como o próprio nome indica, é uma característica que nos permite gerar um segundo usuário seguro e oculto.
Dentro deste mesmo usuário podemos instalar aplicativos, tirar fotos e brincar com arquivos totalmente independentes do usuário principal do telefone. Desta forma, podemos ocultar toda a nossa atividade sem deixar qualquer vestígio no modo normal de uso.
Para ativá-lo, teremos que criar uma senha independente da do telefone e registrar uma impressão digital para acessar este último, ação que devemos realizar novamente a partir de Funções Especiais.
Personalize a tela Sempre Ligada
Com o MIUI 11, a capacidade de personalizar a tela Always On chega a todos os telefones Xiaomi com uma tela AMOLED. Infelizmente, os telefones com tela IPS são deixados de fora. Telefones como o Redmi Note 7, o Note 8, 8T e 8 Pro, o Redmi 8…
Para personalizar a tela ambiente de nosso celular Xiaomi, teremos que ir para a tela Ambiente e a seção de tela de bloqueio em Configurações. Mais tarde, clicaremos no tema.
Agora a MIUI nos mostrará uma coleção completa de relógios, fontes, temas e outros elementos para personalizar a tela Always On ao nosso gosto. Também podemos adicionar um texto personalizado.
Imprimir documentos sem recorrer a aplicativos de terceiros
Com MIUI 11 a Xiaomi finalmente trouxe a compatibilidade do sistema com qualquer impressora WiFi do mercado. E o melhor de tudo: sem instalar aplicativos de terceiros, como EPSON, Brother ou HP.
Para imprimir um documento ou imagem, podemos fazê-lo a partir da Galeria ou do aplicativo Arquivos. Em qualquer caso, basta clicar em Compartilhar e depois no ícone da impressora. A seguir, será apresentado um assistente de impressão completo, onde podemos configurar não só o formato das folhas, mas também o tamanho, o número de cópias, o tipo de papel ou a cor da impressão.
Depois de finalizada a configuração da impressão, clicaremos em Escolha uma impressora, desde que tenhamos previamente feito a ativação do WiFi da impressora.
Compartilhe arquivos instantaneamente com outros celulares
Mi Share é o novo recurso do MIUI 11 que nos permite trocar arquivos instantaneamente com outros telefones Xiaomi e aqueles telefones compatíveis com Oppo e Vivo através de um sistema muito semelhante ao AirDrop da Apple.
A forma de proceder é igual à de imprimir uma imagem ou documento. Basta clicar em Compartilhar e, em seguida, no ícone Meu compartilhamento para ativar o Bluetooth e compartilhar o item em questão com outros dispositivos compatíveis sem ter que sincronizar a conexão Bluetooth.
Compartilhe vídeos e imagens com a televisão
Outra opção incluída no menu Compartilhar nos permite levar a função Screencast a outro nível. Seguindo os mesmos passos que indicamos acima, podemos compartilhar qualquer vídeo ou imagem com a televisão mais próxima, desde que ela tenha uma conexão WiFi e função Miracast.
A retransmissão será imediata, e podemos fazer transmissões em cadeia como se fosse uma apresentação. Se o que queremos é duplicar completamente o conteúdo da tela (desktop, aplicativos…), teremos que ir em Configurações / Conexão e compartilhar / Emitir e ativar a função homônimo.
Controle dos pais para controlar o celular dos seus filhos
Outra novidade que bebem do Android 10 tem a ver com o controle parental integrado no MIUI 11 com o qual podemos controlar o tempo de uso do celular de nossos filhos. Também podemos limitar o uso dele, bem como de certos aplicativos e sites.
Para ativar esta opção, teremos que ir para Bem-estar digital e controle dos pais. Por fim, clicaremos em Controle dos pais e seguiremos as etapas que o assistente do Family Link nos indicará imediatamente.
Bloquear aplicativos com senha
Novamente nos deparamos com uma opção presente nas últimas atualizações do MIUI 10. No entanto, o MIUI 11 aprimora ainda mais sua operação quando se trata de desbloquear aplicativos com o sistema de impressão digital ou de reconhecimento facial.
Para prosseguir com esta configuração, basta acessar a seção Aplicativos em Configurações e, em seguida, Bloquear aplicativos. Posteriormente, será exibida uma lista com todos os aplicativos que instalamos no telefone e que queremos proteger com uma senha. Do WhatsApp, Instagram e Facebook à Galeria e até mesmo Configurações.
Depois de selecionar os aplicativos que queremos bloquear, só teremos que registrar um padrão e ativar o desbloqueio facial ou o reconhecimento de impressão digital para proteger os aplicativos.
Aplicativos duplicados (WhatsApp, Facebook, Instagram…)
É verdade que não é função exclusiva do MIUI 11, mas este ampliou a compatibilidade com certas aplicações que até então não eram compatíveis.
A dupla aplicação é uma opção que, como o próprio nome indica, permite duplicar aplicações, como WhatsApp, Instagram, Twitter ou Facebook para fazer uso de duas contas no mesmo telefone. Podemos encontrá-lo na seção Aplicativos em Configurações.
Uma vez ativado, teremos apenas que indicar ao assistente quais aplicativos queremos duplicar no lançador MIUI. MIUI irá gerar automaticamente duas instâncias de todos os aplicativos que indicamos: um com nossa conta original e o outro com uma conta "vazia" ou "gratuita". Especialmente útil se tivermos um telefone Dual SIM.
