Quantas vezes o seu smartphone caiu na água? Talvez mais do que você gostaria, embora menos do que você esperaria. De qualquer forma, os smartphones já representam um investimento considerável para termos que fazer novos gastos em reparos, sem falar no desgosto que sentimos enquanto cruzamos os dedos por ele ter saído ileso do mergulho.
Um dos pontos que mais nos chamaram a atenção durante o recém encerrado Mobile World Congress 2013 foi a presença de diversas equipes que, entre suas características, ostentavam um importante caráter off-road. Destacaremos três delas por serem equipas distintas que, por motivos diversos, passam a ser mais ou menos exemplares neste aspecto. Deixe 's início com a Sony Xperia Z. Este terminal já está à venda no nosso país e foi apresentado no início do ano. No entanto, ele não perdeu a nomeação como a equipe de primeiro nível do fabricante japonês. O Xperia Z tem certificação IP55 e IP57. Graças a isso, além de sobreviver a quedas e até pequenos mergulhos, também não tem medo da ação do pó e da areia. Como se não bastasse, sua caixa de vidro é tratada para resistir a choques e quedas. O modelo branco também retém muito bem as impressões digitais durante o uso, o que não é conseguido nos modelos roxo e preto.
Esta solução é muito elegante, embora não seja tão resistente quanto o Samsung Galaxy Xcover 2. O que o fabricante sul-coreano projetou é um bunker com o qual podemos fazer chamadas, enviar mensagens e nos conectar à Internet. É, por assim dizer, um smartphone para usar, ao qual não falta nada. Embora a sua aparência não corresponda à da gama distinta e estética da Galáxia, parece ser um maciço mazacote capaz de resistir a golpes fortes, bem como à ação da água ou do pó. É o terminal com o melhor equilíbrio entre qualidade de desempenho e resistência a intempéries de quase todos os tipos. É especialmente projetado para os usuários mais atléticos, que podem desfrutar de uma das versões mais recentes doSistema operacional do Google, Android 4.1.2 Jelly Bean.
Outro dos terminais que tem surpreendido a concentração de resistência e estética vem de um dos fabricantes que vem acumulando maior crescimento e popularidade. Referimo-nos à Huawei chinesa, cujo Ascend D2 captou poderosamente a nossa atenção. É uma outra equipe que já havíamos conhecido antes do MWC 2013, mas é preciso reconhecer que vence muito na curta distância. Especialmente se a distância for subaquática. Uma demonstração deixou claro que o Huawei Ascend D2suporta o uso subaquático, mesmo que recebamos uma chamada "" algo que, por outro lado, não é muito útil em termos práticos, a menos que nosso interlocutor possa interpretar o gargarejo que emitimos tentando falar em plena imersão "". Este dispositivo é certificado IPX 5/4.
Estes não são, entretanto, os únicos equipamentos projetados para durar o maior tempo possível, apesar da possível falta de jeito do usuário que os maneja. Já conhecíamos na época o Nokia Lumia 920, que possivelmente é o mais confiável contra solavancos e quedas. No entanto, o melhor ainda está por vir. A Samsung apresentará seu novo Samsung Galaxy S4 em 14 de março e, de acordo com o que foi levantado nos bastidores do evento anual de telefonia recentemente concluído, ele teria um de seus novos e atraentes pontos fortes em robustez e resistência "" nunca melhor dizendo"".