Índice:
- Ligue de 251589654, quem é?
- Como bloquear chamadas de 251 589 654 e outros números de spam
- O que posso fazer se já tiver caído no golpe?
- Lista de números de spam identificados por tuexperto.com
Mais de uma dúzia de usuários relataram recentemente o recebimento de uma chamada através do 251589654. Por ser um número internacional, a dúvida reside na natureza da chamada. E se olharmos para a localização geográfica do prefixo 251 (ou +251), a origem da chamada nos leva aos Estados Unidos, mais especificamente ao estado do Alabama. Quem está realmente por trás dessas ligações? Ele pertence ao Google ou à Microsoft? O vemos.
Ligue de 251589654, quem é?
Tudo que você precisa fazer é iniciar uma breve pesquisa no Google para ver os depoimentos de alguns dos usuários afetados. “Eles não param de ligar e eu não atendo”, “Eles disseram que são da Microsoft e me disseram que eu tinha um vírus no meu computador”, “Eles dizem que são da Microsoft e insistem para que liguem os equipamentos deles”… encontrado por trás dessas chamadas?
Aparentemente, o número 251 589654 está se passando por um suposto serviço técnico oficial da Microsoft. Embora a empresa não tenha se manifestado sobre o assunto, reconhece esse tipo de caso. Como alguns usuários descrevem, o objetivo da chamada é instar os usuários a ligar o computador para instalar um programa semelhante ao Team Viewer para dar controle aos ladrões. Desse programa, todos os tipos de informações confidenciais são extraídos, como dados bancários, senhas, contas de usuário, números de cartão de crédito e assim por diante.
Como bloquear chamadas de 251 589 654 e outros números de spam
A maneira mais fácil de evitar cair neste tipo de truques é bloquear as chamadas do remetente. No iOS e no Android, esse processo é tão simples quanto acessar o histórico de chamadas no aplicativo Chamadas ou Telefone. Em seguida, manteremos pressionado o número em questão até que apareça uma opção que nos permite vetar chamadas do número selecionado.
Outra opção que recomendamos aplicar em tuexperto.com baseia-se no download de aplicativos como True Caller ou Mr. Number. A vantagem dessas ferramentas é que elas possuem um banco de dados com dezenas de milhares de telefones registrados por outros usuários. Se o número corresponder a qualquer um dos registros do aplicativo, a chamada será bloqueada automaticamente.
Se recebemos a chamada em um telefone fixo, a forma de proceder é semelhante, mas desta vez teremos que usar os botões do dial. Também podemos usar bloqueadores externos. Na Amazon, o preço deste tipo de dispositivo começa a partir de 25 euros.
O que posso fazer se já tiver caído no golpe?
Se caímos na armadilha, a primeira coisa que teremos que fazer é desinstalar o programa que o suposto agente nos indicou. A próxima etapa será alterar todas as senhas confidenciais do sistema e contas de usuário, bem como endereços de e-mail e contas sociais (Twitter, Google, Facebook).
Depois disso, a próxima coisa que faremos é alterar os códigos de acesso ao mobile banking (Caixa, Banco Santander, ING Direct), bem como qualquer serviço de banco digital, como TWYP ou PayPal. Para garantir que os ladrões não façam qualquer tipo de cobrança não autorizada, é melhor informar o banco do que aconteceu para bloquear qualquer operação que ocorra nas próximas 24 horas.
Por fim, é recomendável instalar um antivírus, como Malware Bytes ou NOD32, para examinar qualquer programa malicioso que possa estar enviando dados para os servidores dos ladrões.