Índice:
O Android One, plataforma móvel do Google voltada para mercados emergentes, acaba de fazer sua aterrissagem na Espanha. O BQ Aquaris A4.5 4G é o primeiro smartphone espanhol com Android One, e é um telemóvel de gama baixa que se caracteriza por incorporar uma versão totalmente pura do sistema operativo Android. Deixando de lado os motivos pelos quais o Google decidiu trazer a plataforma Android One para Espanha e Portugal (os meios de comunicação mais ácidos falam de uma desconfiança quanto à suposta recuperação econômica dos dois países), desta vez decidimos coletar três alternativas para o BQ Aquaris A4.5 com Android One.
Especificações técnicas do BQ Aquaris A4.5:
- Tela de 4,5 polegadas com resolução QHD (960 x 540 pixels).
- Processador MediaTek MT6735 de quatro núcleos, rodando a 1GHz.
- 1 GigaByte de RAM.
- 16 Gigabytes de armazenamento interno, expansível via microSD até 64 Gigabytes.
- Câmera principal de oito megapixels.
- Android 5.1.1 Lollipop, com suporte de atualização por dois anos.
- Bateria 2.470 mAh.
- Preço: 170 euros.
Mas, ao contrário de nossas compilações de 3 alternativas ao Moto G 2015 por menos de 200 euros, 3 alternativas chinesas ao Xiaomi Redmi Note 2 ou 5 telefones intermediários de 2015 apresentados, desta vez não vamos olhar apenas preço, mas vamos priorizar o principal recurso do Aquaris A4.5: a interface pura do sistema operacional Android. É um dado adquirido, para um usuário que considera a compra deste novo móvel BQ, ele tem que dar uma importância especial às camadas de personalização -a ausência dessas camadas, ao invés-.
Portanto, as três alternativas que compilamos se concentram em uma versão pura do sistema operacional Android, uma política de atualização de longo prazo e, se possível, um preço relativamente contido.
O Moto G de 2015 está dentro do orçamento? Nesse caso, nossa melhor alternativa é o Motorola Moto E (2015). Apresentado durante os primeiros meses deste ano, o Moto E de 2015 (segunda geração) incorpora uma tela de 4,5 polegadas com resolução de 960 x 540 pixels. Abaixo de sua caixa, este terminal possui um processador Snapdragon 410 de quatro núcleos, 1 gigabyte de RAM, 8 gigabytes de armazenamento interno (microSD expansível até 32 gigabytes), Uma câmera principal de cinco megapixels, a versão do Android 5.0.2 Lollipop (em alguns mercados e foi atualizado para o Android 5.1 Lollipop) e uma bateria de 2.390 mAh de capacidade.
E atenção, pois apesar de suas humildes especificações técnicas, o Moto E (2015) é um candidato praticamente indiscutível a receber a última atualização para o Android 6.0 Marshmallow. Quando, como e onde ainda são incógnitas que não podemos resolver, mas nada nos faz pensar que a Motorola tenha em mente abandonar as atualizações do sistema operacional de um celular tão recente.
Actualmente, o Moto E (2015) pode ser adquirido na versão com conectividade 4G LTE de Internet ultra-rápida por um preço em torno de 115 euros.
Original text
3. Nexus 5
Pero, por un instante, pongámonos en la situación de que nuestro presupuesto para comprar un teléfono inteligente aumenta de un mes para otro. ¿Seguiríamos interesados en las alternativas de Motorola, o nos plantearíamos la compra de un móvil algo más potente? En ese caso, manteniéndonos dentro de nuestro requisito de buscar una interfaz pura de Android, la alternativa que más salta a la vista es el Nexus 5 de la compañía estadounidense Google.
Bien es cierto que han pasado prácticamente dos años desde que se presentara el Nexus 5 (fabricado por LG, por cierto), pero es precisamente la característica de la versión pura del sistema operativo Android la que hace posible que este teléfono inteligente sea uno de los pocos afortunados en tener ya disponible la versión previa de la actualización de Android 6.0 Marshmallow. El Nexus 5 incorpora una pantalla de 4,95 pulgadas con 1.920 x 1.080 píxeles de resolución, y se alimenta de un procesador Snapdragon 800 de cuatro núcleos, 2 GigaBytes de RAM, 16 GigaBytes de memoria interna (no es ampliable), una cámara principal de ocho megapíxeles, Android 5.1.1 Lollipop y una batería con una capacidad de 2.300 mAh.
En este caso, hablamos de un móvil que se puede comprar por unos 350 euros. El precio es elevado, por supuesto, y es recomendable que nos pensemos muy bien la compra de un teléfono inteligente de esta antigí¼edad, ya que hoy en día podemos encontrar alternativas mucho más completas por precios similares -a excepción de la versión pura del sistema operativo-. Los 5 móviles con Android Lollipop por menos de 300 euros, los 5 mejores móviles con pantalla grande de hasta 250 euros o los 5 móviles de tamaño compacto potentes por menos de 250 euros.