Índice:
- Chamada perdida de 3411811 na fatura, o que posso fazer?
- Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
- E se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Outros números de pagamento identificados por tuexpertomovil.com
Mais de trinta usuários denunciaram recentemente em diversos fóruns e redes sociais a cobrança de uma suposta ligação para o 3411811. Enquanto alguns desses usuários reconhecem ter feito a chamada em questão, outros negam ter alguma vez ligado para o referido número de pagamento. Muitos outros chegam a afirmar que o custo por minuto da chamada não foi indicado. A solução em todos os casos é reclamar o valor devido à nossa companhia telefônica, processo que descreveremos a seguir.
Chamada perdida de 3411811 na fatura, o que posso fazer?
"Cobraram-me quase 10 euros e nem sei quando liguei", "15 euros por 5 minutos de chamada porque me fizeram esperar", "86 euros e não sei o que é"… Estes são alguns dos testemunhos que pudemos encontrar na Internet em torno do número 3411811. Todos eles mencionam práticas que não são legais na Espanha, portanto, teremos que reclamar o pagamento de nossa empresa através do serviço de atendimento ao cliente.
- Yoigo: 622.
- Jazztel: 1566.
- Movistar: 1004.
- Tuenti: do próprio aplicativo Tuenti.
- Laranja: 1414.
- Pepephone: 1706.
- Vodafone: 123.
No caso de nossa operadora se recusar a nos reembolsar, teremos que registrar uma reclamação no departamento de reclamações da empresa para mostrar nosso desacordo com a cobrança da chamada.
Minha operadora se recusa a reembolsar meu dinheiro, o que eu faço?
Com a reclamação em mãos, a próxima coisa que temos que fazer é ir ao escritório de atendimento ao consumidor mais próximo. Neste órgão, teremos que apresentar uma reclamação formal. Também é recomendável fornecer todos os tipos de evidências gráficas para ajudar a demonstrar os fatos relatados.
Capturas de tela com o histórico de ligações do dia da cobrança da ligação, cópia da reclamação original, gravações de ligações da nossa operadora… Enfim, qualquer evidência que sirva para agilizar o processo, que pode se estender até 6 meses ou até 1 ano.
E se nenhuma das opções acima funcionar…
A última solução a que podemos recorrer baseia-se no bloqueio dos recibos bancários do operador em questão. Para evitar o corte da alimentação da linha, recomenda-se efetuar previamente a portabilidade para outro operador. No caso de termos algum tipo de permanência, é muito provável que sejamos incluídos em lista pública de inadimplentes caso nos recusemos a pagar a multa.
Podemos, neste momento, recorrer ao Provedor de Justiça, figura pública instalada nas Câmaras Municipais que irá actuar como mediador entre a empresa e o consumidor na defesa dos direitos deste. Outra opção é usar associações privadas, como Facua ou OCU. Em geral, o resultado costuma ser favorável. A desvantagem é que teremos que pagar uma assinatura mensal para "assinar" os serviços da organização.