Índice:
- Desative a atualização automática do aplicativo
- E acelere as animações do sistema
- Limite os processos de aplicação em segundo plano
- Retire o lixo virtual: recorra ao limpador MIUI
No estágio atual da tecnologia, a maioria dos fabricantes de telefones criou uma camada de personalização rápida e ágil para seus diferentes dispositivos. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Quando o dispositivo em questão acumula dezenas de aplicativos e arquivos de todos os tipos, o desempenho cai drasticamente devido à saturação da memória. No MIUI, por exemplo, existem algumas funções que nos permitem melhorar o desempenho de um celular Xiaomi para torná-lo mais rápido. Desta vez, compilamos algumas dessas funções para tornar o desempenho do terminal mais ágil, independentemente da versão MIUI.
Desative a atualização automática do aplicativo
O Google Play atualiza automaticamente todos os aplicativos instalados no dispositivo. Além do uso de rede que isso implica, o processo de atualização pode tornar nossos telefones Xiaomi significativamente mais lentos.
Para desativar as atualizações automáticas do Google Play iremos para o aplicativo. Em seguida, iremos para as configurações do aplicativo deslizando o menu lateral para a direita. Por fim, clicaremos na seção Atualizar aplicativos automaticamente e ativar a opção Não atualizar aplicativos automaticamente. Em geral, a opção Somente via WiFi estará marcada por padrão.
E acelere as animações do sistema
Um dos truques mais antigos do Android. A melhor solução para tornar um móvel Xiaomi mais rápido é reduzir o tempo de execução das animações MIUI. Em outras palavras, acelere as animações do sistema. Infelizmente, a modificação dessas configurações requer a ativação prévia do menu Configurações do desenvolvedor, um menu voltado para o desenvolvedor que nos permite modificar certos parâmetros do Android.
Para ativar este menu oculto, iremos ao aplicativo Configurações, mais especificamente à seção Sobre o telefone. Em seguida , clicaremos sete vezes na seção Versão MIUI. MIUI irá emitir automaticamente uma mensagem que nos notificará que já somos desenvolvedores. Para acessar o referido menu iremos à seção Configurações Adicionais que podemos encontrar no próprio aplicativo Configurações.
Em Development Settings, iremos deslizar entre as opções disponíveis até encontrarmos o seguinte:
- Nível de animação da janela
- Nível de animação das transições
- Nível de duração da animação
O ideal é definir o valor em 0,5x, embora também possamos optar por desativar completamente as animações. Seja como for, notaremos uma ligeira melhoria quando se trata de abrir aplicativos e jogos e navegar entre as opções e menus MIUI.
Limite os processos de aplicação em segundo plano
Fazendo uso deles em configurações avançadas do Android, podemos reduzir o número de processos executados em segundo plano. Isso é especialmente útil em telefones celulares com 1, 2 ou 3 GB de RAM, um número um tanto limitado se levarmos em consideração os requisitos atuais.
A opção em questão pode ser encontrada com o nome Limitar processos em segundo plano. O ideal é limitar o número a 2 ou 3 para não insultar a verdadeira multitarefa do nosso celular Xiaomi.
Retire o lixo virtual: recorra ao limpador MIUI
É fato que a velocidade de leitura e gravação das memórias flash é drasticamente reduzida quando a capacidade ocupada se aproxima da capacidade máxima. Isso acaba levando a uma redução significativa no desempenho.
A melhor maneira de resolver esse problema é limpar os aplicativos e arquivos de que não precisamos. No MIUI podemos usar o aplicativo Cleaner ou a opção com o mesmo nome que podemos encontrar na seção Segurança.
É aconselhável usar a opção Limpeza profunda para lançar alguns shows de uma vez. Também podemos programar a ferramenta para rodar de vez em quando e assim evitar encher a memória.