Índice:
- Festa em casa (até 8 pessoas)
- Hangouts do Google (até 10 pessoas)
- Skype (até 10 pessoas)
- Zoom (até 100 pessoas)
- Jitsi (pessoas ilimitadas)
Como a quarentena era obrigatória em um grande número de países, a busca por aplicativos para fazer chamadas de vídeo em grupo explodiu exponencialmente. Isso porque o WhatsApp e o Instagram, dois dos aplicativos mais populares nesse período de confinamento, limitam o número de participantes a 2 ou 4 no melhor dos casos. A boa notícia é que existem muitos aplicativos que permitem grupos de mais de 4 pessoas. Desta vez, compilamos alguns desses aplicativos compatíveis com Android e iPhone e iOS em geral.
índice de conteúdo
Festa em casa (até 8 pessoas)
Houseparty tem sido a estrela da quarentena preventiva devido ao coronavírus. Hoje são mais de 10 milhões de downloads, em parte devido à sua simplicidade de uso e ao limite máximo de participantes, até 8 no total.
Seu principal atrativo é seu maior patrimônio: possui dezenas de minijogos que podemos jogar da tela do celular. Jogos de cartas, música, azar… É verdade que o seu conteúdo é em inglês, por isso teremos que recorrer a um tradutor.
Hangouts do Google (até 10 pessoas)
Embora a ferramenta tenha ficado em segundo plano em relação a aplicativos como o Google Duo, o Hangouts ainda é um dos melhores aplicativos para fazer videochamadas em grupo com mais de 4 pessoas. Com a integração com os serviços do Google, apenas uma conta do Gmail será suficiente para entrar no serviço, por isso não teremos que criar uma nova conta.
A grande vantagem do Hangouts é justamente seu algoritmo de conversação, graças ao qual o aplicativo exibe a imagem de quem fala ou faz um som. Também o número máximo de participantes, até 150 pessoas e 10 em sua versão gratuita. Também suporta o envio de mensagens de status, fotos, emojis, stickers e GIFs animados.
Skype (até 10 pessoas)
O Skype não poderia faltar nesta lista. É verdade que o consumo da aplicação não é otimizado na maioria dos sistemas onde está disponível (iOS, macOS, Android…), mas ainda hoje é a aplicação rainha das videochamadas em grupo. Também podemos recorrer à sua versão Lite, que requer um menor custo de recursos.
Com limite máximo de 24 pessoas na versão paga e 10 na versão gratuita do Skype, suporta o envio de stickers e GIFs animados. Possui um sistema de menções (@ user1, @ user2…) para criar threads de conversação e um algoritmo de compressão que permite otimizar a qualidade de vídeo e áudio.
Zoom (até 100 pessoas)
Sim, você leu corretamente, 100 pessoas. Este cliente de desktop popular é especialmente conhecido em ambientes de negócios. Sua versão gratuita tem um limite máximo de chamadas de 40 minutos se fizermos uma videochamada em grupo. Não há limite de tempo para videochamadas 1: 1.
Tem um aplicativo para Android e iOS, sim, mas seu funcionamento às vezes deixa muito a desejar. Áudio baixo, travamentos frequentes, interrupções constantes de áudio e vídeo … Vale dizer que esses problemas não são encontrados na versão para sistemas desktop, como Windows e macOS.
Jitsi (pessoas ilimitadas)
Provavelmente, a alternativa melhor e mais simples de todas. Não só porque não tem limite de participação, o que já é uma conquista, mas pela sua simplicidade. Ao contrário do resto das ferramentas, o Jitsi não requer cadastro ou contas de usuário, bastando acessar a web através deste link, conceder as permissões necessárias e compartilhar o link do grupo para que outros participem.
Assim como o Zoom, ele possui um aplicativo para Android e iOS, mas sua estabilidade deixa muito a desejar. O melhor é usar sempre a versão web, que é open source.
Outras notícias sobre… Android, iOS, iPhone