Quando queremos fazer com que o nosso telemóvel se destaque dos restantes, no caso de partilharmos o mesmo modelo com os nossos amigos, fazê-lo através de customizações no ecrã principal é especialmente tentador para o tornar mais nosso. O Samsung Galaxy S3 é um dispositivo que tem sido vendido em enormes quantidades "" em março passado ultrapassou a quantidade de 50 milhões de unidades no mercado "", por isso é compreensível que os seus utilizadores procurem dar-lhe um aspecto mais pessoal, algo que pode ser feito de várias maneiras. Cobrir o dispositivo com uma capa ou capa adicional é muito comum, mas assim como gostamos de tornar o Samsung Galaxy S3 atraente por fora, também é interessante fazer por dentro. E para isso, nada melhor do que fazê-lo por meio de sua tela inicial flexível. Vejamos cinco maneiras de fazer nosso Samsung Galaxy S3 parecer especialmente personalizado nesse aspecto.
Papéis de parede
O Samsung Galaxy S3 nos permite colocar fundos na tela principal ao nosso gosto. Nesse caso, teríamos várias opções. O próprio sistema tem várias imagens padrão, que são projetadas para serem distribuídas nos sete desktops nos quais a tela inicial é distribuída. Seriam fundos estáticos, também com opções dinâmicas, nos quais alguns elementos da imagem se movem, independentemente de deslizarmos ou não de um desktop para outro.
Também poderíamos usar nossos próprios fundos dinâmicos usando imagens de nossa galeria privada, composta de fotos capturadas com a câmera ou com arquivos baixados da Internet. Nesse sentido, se escolhermos uma imagem caseira, no momento da personalização poderíamos recortar o fragmento da foto que queremos que ela sirva para que se estenda pelos diferentes espaços que compõem o movimento das diferentes mesas.
Para poder colocar um fundo personalizado em qualquer uma dessas opções, basta pressionar na tela principal por alguns segundos, para que possamos ver como aparece uma caixa de diálogo onde poderíamos escolher, entre outras possibilidades, alterar o fundo, seja estático ou dinâmico. Também podemos acessar nossa galeria para selecionar uma imagem de um download ou uma captura com a câmera Samsung Galaxy S3.
Janelas flutuantes (widgets)
Um dos pontos mais interessantes do Android em geral e das opções de personalização do Samsung Galaxy S3 em particular é a possibilidade de instalar janelas flutuantes na tela inicial. As janelas flutuantes permitem-nos, por assim dizer, ter acesso direto a determinadas aplicações, ao mesmo tempo que permitem gerir algumas das suas funções sem ter que abrir essas aplicações. Nesse sentido, é muito interessante configurar o Samsung Galaxy S3 para que tenhamos em vista as últimas mensagens recebidas em nossa conta do Gmail, tenhamos uma pequena caixa de controle do reprodutor de música ou incluamos uma janela com resumos de status emTwitter ou Facebook.
Para instalar um ou mais desses widgets, podemos seguir dois caminhos. Um emula o que já descrevemos: pressionamos a tela inicial até que apareça uma caixa de diálogo entre cujas possibilidades vemos a opção "widgets". Clique aqui e a biblioteca completa disponível aparecerá diante de nossos olhos. Isso também está disponível no menu de aplicativos. Se olharmos para a faixa superior da tela a partir do referido menu, veremos que existem duas guias, a segunda das quais coloca a biblioteca de widgets acima mencionada ao nosso alcance.
Ícones e pastas
Claro, colocados para ocupar as grades de cada um dos desktops na tela principal do Samsung Galaxy S3, temos sempre à nossa disposição os ícones que dão acesso direto às nossas aplicações mais recorrentes da maneira mais confortável possível. Neste sentido, poderíamos não só mostrar as diferentes caixas do painel ao nosso gosto, mas também organizá-las por pastas. Para fazer isso, podemos escolher duas maneiras.
Um, o mais simples, faz com que a própria pasta seja gerada simplesmente colocando um ícone sobre o outro na tela principal. Uma vez criados, poderíamos colocar o nome que mais nos interessa, algo muito útil se quisermos agrupar os aplicativos por categoria ou natureza. Outra forma de gerar pastas é, como nos casos anteriores, clicando na tela principal e selecionando a criação de uma delas. Depois disso, basta arrastar os ícones "" assim como os contatos e atalhos "" da pasta para que eles se movam para dentro.
Tópicos
Outra forma de dar um toque mais pessoal ao Samsung Galaxy S3 é recorrer a temas pré-definidos que temos na memória do sistema. Com isso, você mudará todo o visual da tela principal incorporando papéis de parede, widgets pré-instalados e até diferentes animações para transições entre desktops. Neste caso, teríamos que ir ao menu de configurações do sistema, e na seção onde são configurados os aspectos dedicados à tela, sons e armazenamento. Reconheceremos uma opção intitulada "temas", onde serão expostas as diferentes opções disponíveis.
Lançador
Uma última opção de personalização, talvez próxima à anterior, mas mais completa, é instalar um launcher no Samsung Galaxy S3. Existem muitos desses pacotes de personalização na loja de aplicativos do Google Play. Muitos deles são gratuitos, embora seja provável que os que nos interessam mais exijam um checkout "" por preços de cerca de dois ou três euros, aproximadamente "".
Se escolhermos este meio de personalização, assim que o tivermos instalado, o terminal sempre nos perguntará que tipo de launcher queremos iniciar cada vez que acessamos a tela principal, a menos que lhe digamos para lembrar a opção selecionada. No entanto, a partir das configurações do sistema, podemos trocar o lançador toda vez que quisermos recuperar aquele que carregamos como padrão.
