Índice:
O verão está chegando e com ele a hora de ir à praia, à piscina ou, por que não, à montanha. Independentemente de estarmos perto do mar, perto do meio-fio ou perto do rio, não teríamos que nos assustar caso jogássemos nosso smartphone na água. E é que damos por certo que nosso terminal nos acompanhe em repouso, para poder escutar nossas playlists musicais, curtir vídeos carregados na memória ou do YouTube ou navegar na Internet. Nestes casos, raro é o caso em que o dispositivo não foi molhado, mesmo que minimamente. São momentos de tensão sem dúvida, com medo de sofrer algum contratempo. Mas se tivermos um dos cinco telefones que vamos apresentar agora, o mau momento será uma memória ruim que não se repetirá.
Sony Xperia Z
Não é o primeiro telefone à prova d'água, embora seja o que mais vigorosamente inaugurou uma tradição que passa por se convencer de que ter um smartphone off-road não contraria um design rústico e, como se costuma dizer no setor, robusto. O Sony Xperia Z não apenas resiste a salpicos de água, mas também resiste a pequenos mergulhos de até 30 minutos e impactos de água sob pressão. Além disso, apóia a ação da poeira e da areia, o que o coloca em uma situação vantajosa se for para a praia. Essas características são endossadas pelas certificações IP55 e IP57.
Samsung Galaxy S4 ativo
Falar sobre o Samsung Galaxy S4 está tornando-o um dos celulares mais famosos e conhecidos do mercado. No entanto, se o que procuramos é um terminal que nos possa manter contra as várias intempéries, é o Samsung Galaxy S4 Active o dispositivo que devemos colocar no centro das nossas aspirações. Nesse caso, ele tem uma aparência mais blindada, embora sem chegar à aparência blindada do Samsung Galaxy Xcover 2, o grande robusto da empresa sul-coreana. O Samsung Galaxy S4 Activeaposta no metal para proteger os circuitos do telefone, e finaliza o acabamento com força, selando as juntas com parafusos pequenos mas fortes que ficam visíveis. O resultado é um dispositivo que acaba sendo um elegante bunker que dificilmente sofrerá danos se cair na água ou se depositar na areia.
Huawei Ascend D2
A empresa chinesa tentou lançar telefones de última geração a preços muito razoáveis e apostou em recursos diferenciadores. E é que o Huawei Ascend D2, uma das joias do catálogo da empresa asiática, tem certificação IP67, que em princípio garante que podemos submergir o telefone sem sofrer nenhum dano. Outro dispositivo de referência em seu portfólio, o Huawei Ascend P2, é resistente a respingos e poeira, embora sua classificação IP54 o coloque em uma faixa inferior de resistência.
Nokia Lumia 620
A Nokia finlandesa tem terminais off-road? O Nokia Lumia 920 é realmente resistente, e a miríade de exemplos na rede, suportando choques de um tipo muito diferente, o confirmam como um aparelho muito resistente. Porém, pode não atingir a categoria em questão, pois não possui os certificados que garantam algumas das características que vimos detalhando. Nesse sentido, a Nokia não possui nenhum equipamento que, por si só, faça parte da família todo-o-terreno. No entanto, se tivermos um Nokia Lumia 620, não devemos temer possíveis respingos ou uma viagem que dê o dispositivo em um mergulho. Mas, para isso, devemos ter a caixa oficial que o fabricante projetou para o telefone para adicionar a certificação IP54 às suas características. O preço desta camisa de verão não é particularmente alto: 25 euros.
Sony Xperia Go
Começamos com o grande topo de linha da Sony e terminamos com outro telefone da empresa japonesa, embora neste caso visando a margem de equipamentos mais baratos da empresa. O Sony Xperia Go foi colocado à venda no ano passado, visando usuários mais esportivos. Ele joga na liga do Samsung Galaxy S4 Active, no sentido de que não é apenas resistente à água e poeira, mas também é projetado para resistir a arranhões e solavancos. É, por outro lado, o mais compacto de todos os terminais da lista.
