Como estamos a caminho do terceiro aniversário do lançamento do Windows Phone, o sistema da Microsoft para smartphones é uma fonte de alegria para a empresa Redmond. Já é a terceira maior plataforma em volume de usuários, tirando a posição do BlackBerry, que, aliás, não vive seu melhor momento. No entanto, não deprecie os criadores do Windows Phone. A plataforma apresenta um conjunto de pontos que a tornam especialmente atractiva, sobretudo em linha com a política com que a finlandesa Nokia está a promover a expansão do sistema operativo no mercado. Vamos examinar com calma cinco das chaves que podem determinar se um usuário opta por um terminal com Windows Phone.
Simplicidade com alto grau de personalização
Vamos nos concentrar no Windows Phone 8, que é a versão mais recente desse ambiente. Desde o Windows Phone 7, a Microsoft fez da simplicidade um emblema de seu sistema operacional móvel. A tela principal utiliza a interface do Metro, composta por uma série de caixas dispostas em quadrados e retângulos que podem ser configurados em três tamanhos diferentes. Essas caixas, ou ladrilhos, são os ícones que funcionam como botões, mas, ao mesmo tempo, podem ter animações que ganham vida na tela, adicionando vivacidade e dinamismo à aparência geral.
Uma segunda tela dá acesso a todos os aplicativos e utilitários instalados, organizados em uma lista vertical ordenada de acordo com os critérios cronológicos de instalação. Em outras palavras, a última coisa que baixamos está no final da lista. Uma vez dentro dos aplicativos, a navegação entre as opções é organizada em seções que são apresentadas seguindo varreduras horizontais, permitindo a movimentação entre as diferentes seções com muita rapidez.
Integração com serviços Microsoft
O sistema operacional doméstico para computadores está acima de 91 por cento segundo dados da NetMarketShare, e a suíte office da empresa (Word, Excel, Powerpoint, etc.) é referência no mercado. Assim, muitos usuários ficarão satisfeitos em saber que a comunicação entre ambientes Microsoft com Windows Phone 8 é ótima, portanto quem trabalha com este tipo de programas verá um grande aliado na plataforma móvel. Também possui outros serviços perfeitamente integrados ao ecossistema da Microsoft, como Skype ou Xbox Live.
Serviços de várias contas
Embora Android, iOS e BlackBerry 10 ofereçam uma experiência de usuário boa e completa quanto à integração de todas as contas instaladas no aparelho (Gmail, Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp...), o poder do Windows Phone nesta seção ganhar por pontos em combate. Além de combinar de forma bastante satisfatória em um mesmo setor todas as redes sociais do usuário, ao concentrar as conversas o Windows Phone oferece muita ordem e conforto, para que possamos ter interações com um contato do mesmo setor independente do canal utilizado. seja WhatsApp, Facebook, Twitter, SMS ou através de qualquer uma das contas de e-mail.
Formulários
Para ser honesto, o Windows Phone ainda está a uma distância notável do iOS e do Android em volume de aplicativos para download nas prateleiras virtuais de sua loja. Mas esse argumento comparativo torna-se inconsistente quando verificamos que praticamente todos os utilitários e jogos mais populares que o usuário pode exigir estão disponíveis. Talvez o Instagram seja a grande ausência, e alternativas como o Itsdagram ou o Hipstamatic tenham sido projetadas, que, embora ofereçam uma experiência semelhante no uso de filtros, carecem da profundidade do conhecido aplicativo fotográfico em sua dimensão comunitária.
Controle dos pais
Tanto o Android quanto o iOS têm à sua disposição aplicativos que protegem certas áreas do terminal para evitar usos indesejados. No caso do sistema do Google, os tablets que funcionam com a versão mais recente possuem um perfil de configuração multiusuário que, de modo geral, possui algumas semelhanças com o que o Windows Phone vem de fábrica. O que o ambiente Microsoft ofereceaprofunda-se no conceito de controlo parental, de forma que quando o telemóvel cair nas mãos dos filhos do utilizador "" ou de qualquer outra pessoa "", não tenha acesso a todos os conteúdos do sistema. Isso será especialmente interessante quando se trata de bloquear o acesso à loja de aplicativos ou documentos de grande importância, a fim de evitar sustos desnecessários.