O Samsung Galaxy S4 pode suportar, segundo índices oficiais, até 17 horas de uso contínuo. Esse tempo dura até 350 horas se fizermos a análise em repouso. E isso com uma bateria de 2.600 miliamperes. É um saldo muito positivo, embora haja quem precise de um empurrãozinho extra quando se trata de expandir significativamente a autonomia em circunstâncias muito específicas. Para tanto, é muito interessante levar em conta uma série de artifícios com os quais poderíamos conseguir aqueles minutos ou horas extras que nos poupam de pressa se não tivermos um ponto de carregamento à mão.
tela
A configuração do painel talvez seja o ponto mais importante de quantos podem ser gerenciados para que possamos fazer a diferença quando se trata de estender a autonomia de uso do Samsung Galaxy S4. Nesse sentido, o aparelho integra uma opção que, uma vez acionada, faz com que o telefone interprete as condições ambientais para que a luz emitida pela tela seja autorregulada e, assim, reduza ao máximo os gastos com energia consumível. Se formos ao menu "configurações" e selecionarmos "tela", podemos marcar esta opção, para que o brilho automático seja ativado. Em todo caso, se o que queremos é estender ainda mais a vida da bateria, basta quedeixe-nos ajustar este brilho ao mínimo que permite consultar o conteúdo do painel.
Uso de redes Wi-Fi e 3G
Controlar o tipo de conexões de dados que estamos usando do Samsung Galaxy S4 é outro aspecto importante se quisermos fazer um uso eficiente da bateria. Os momentos em que temos que passar do acesso Wi-Fi para o 3G são praticamente anedóticos, por isso é conveniente que, visando o maior tempo de autonomia possível, controlemos a ativação e desativação dos sensores. O processo pode ser um tanto desconfortável, mas é altamente recomendado quando queremos conservar a maior carga possível da bateria. Assim, se estivermos em casa ou no escritório e nosso Samsung Galaxy S4 estiver conectado a uma rede Wi-Fi, é recomendável desativar o acesso a redes 3G. Da mesma forma, se não estamos aproveitando um Wi-Fi próximo e nos limitamos ao tráfego em redes móveis, devemos bloquear o rastreamento de pontos wireless.
Mais redes sem fio
O mesmo acontece quando verificamos que não estamos aproveitando a porta Bluetooth ou o localizador GPS. É inútil ter uma conexão sem fio para conectar a outros dispositivos se não tivermos a intenção de explorar suas possibilidades. Embora o Samsung Galaxy S4 nos mantenha fora do alcance de equipamentos de terceiros, a menos que o solicitemos expressamente, ter a porta Bluetooth aberta sem usá-la envolve um dreno de energia significativo, portanto, na tentativa de alcançar a maior autonomia possível é importante que vamos desativá-lo. E, claro, caso não utilizemos nenhuma das funções ligadas ao sensor GPS "" como Google Maps, Navigationou geolocalização em fotos e vídeos ”” ou qualquer um dos aplicativos que se alimentam de informações dele ”” como o localizador do Facebook, Foursquare ou as soluções para atletas ””, devemos mantê-lo desligado.
Vibração
Aparentemente, esta é uma seção menor, embora tudo conte para acumular autonomia no Samsung Galaxy S4. Este telefone tem um alto-falante embutido poderoso, portanto, a menos que as circunstâncias exijam, é melhor desativar a vibração do terminal.
Multitarefa
A maneira que o Samsung Galaxy S4 permite que você trabalhe com vários aplicativos abertos simultaneamente é mais atraente. Mas se o que queremos é ganhar tempo para a autonomia, é interessante dar as costas a todo o seu potencial em momentos muito específicos. Este telefone integra a função Multi-janela, com a qual uma série de utilitários ativos são mantidos em vários planos, mas é inútil usá-lo quando o que queremos é fazer com que o Samsung Galaxy S4 dure o máximo antes de conectá-lo à energia. Assim, além disso, devemos fechar os aplicativos que não utilizamos e que permanecem operacionais em segundo plano.