Índice:
- Evite carregamento rápido
- Não deixe a bateria ir para 0%
- Calibre a bateria de vez em quando
- Se você vai parar de usar seu celular, não o deixe baixado
- Se queimar, não use seu celular
A bateria é um dos ativos mais preciosos do nosso celular. Estatisticamente, é o componente que mais se degrada com o tempo. E é que a partir de 500 ciclos de carga (ou 1000, dependendo da bateria), sua degradação pode causar uma redução considerável na autonomia. Por esse e muitos outros motivos, é fundamental cuidar da bateria do celular para mantê-la saudável. É por isso que hoje vamos ensinar cinco truques para fazer isso durar mais anos.
Evite carregamento rápido
Embora a tecnologia de carregamento rápido seja bastante avançada hoje, colocar amperes e voltagem extras pode causar um grau maior de degradação da bateria. Para evitar que ele se desgaste mais rapidamente, é melhor carregar o celular com carregadores em torno de 2A (atualmente são 3, 4 e até 5A). Podemos ver isso no texto impresso no carregador em questão.
Em alguns celulares, como o Samsung Galaxy , podemos optar por desativar a opção de carregamento rápido nas próprias configurações do sistema, geralmente na seção Bateria. Ele carregará muito mais devagar, mas pelo menos não aumentaremos o consumo da bateria (sempre podemos carregá-los durante a noite).
Não deixe a bateria ir para 0%
Outro fator que faz com que as baterias se degenere muito mais rápido é deixá-las chegar a 0%. Isso ocorre porque, em porcentagens tão baixas, os elétrons nas células da bateria perdem sua "capacidade de se mover" para gerenciar energia. Deixar o celular descarregar completamente repetidamente pode fazer com que esses mesmos elétrons não funcionem com 100% de seu desempenho.
É por isso que carregar qualquer celular em torno de 20 ou 30% da bateria é essencial se quisermos mantê-la por pelo menos os primeiros dois anos, independente de sua capacidade.
Calibre a bateria de vez em quando
O processo de calibração é essencial para "sincronizar" a porcentagem real da bateria com a porcentagem mostrada pelo celular. Às vezes, ambas as porcentagens geralmente estão fora de calibração, razão pela qual alguns telefones desligam antes mesmo de atingir 10, 20 ou 30%.
Calibrar uma bateria é muito fácil. Tudo o que temos que fazer é baixá-lo completamente até que o terminal seja desligado e com esse desligamento carregá-lo até 100%. Nesse processo, é muito importante que o smartphone não entre no sistema, pois a calibração por software é feita posteriormente. É aconselhável fazê-lo a cada dois ou três meses.
Se você vai parar de usar seu celular, não o deixe baixado
Um dos erros mais comuns quando você para de usar um determinado dispositivo eletrônico. Ao contrário da crença popular, deixar uma bateria descarregada por muito tempo é contraproducente para os elétrons nas células da bateria. As razões são as mesmas que explicamos acima.
Como proceder neste caso? Basta deixar a carga pela metade, cerca de 50%. Também é recomendável realizar alguma carga por mês para mover os elétrons.
Se queimar, não use seu celular
Pode parecer lógico, mas poucas pessoas têm certeza disso. Baterias com temperatura de até 40º podem sofrer danos irreversíveis que afetam não só a sua saúde, mas também a integridade do dispositivo.
Obviamente, temos que levar em consideração que materiais como o alumínio conduzem (e dissipam) melhor o calor, ao contrário do vidro, que tende a ficar mais frio. Para verificar a temperatura da bateria, podemos recorrer a aplicativos de terceiros como este. Ele nos notificará por meio de uma notificação se a temperatura atingir valores perigosos.