Índice:
- 1. Reinicie o celular
- 2. Evite que fique quente
- 3. Mantenha o sistema atualizado
- 4. Limpe o cache
- 5. Não salve os aplicativos no cartão de memória
- 6. Restaure as configurações de fábrica
É possível que seu celular não seja mais tão fluido e rápido como era no início. É uma coisa progressiva. Aos poucos vai perdendo agilidade ao abrir aplicativos, navegar ou escrever e-mails, com o incômodo que isso causa. Na realidade isso não acontece por algo específico, não é por um único motivo. Podemos comparar um telefone celular com um copo d'água, no qual ele cai gota após gota até que um dia transborda completamente. A grande questão é: podemos fazer algo para evitar que esse momento chegue? A seguir, deixamos seis dicas para evitar que seu celular fique tão lento ou que isso aconteça.
1. Reinicie o celular
Uma das primeiras coisas que aconselhamos você a fazer se notar que o celular está lento é reiniciá-lo. Acredite ou não, o usual "ligar e desligar" do computador, que tantas vezes já resolveu tantos problemas, também pode ser muito útil nos celulares. Lembre-se de que forçar uma reinicialização atualizará a memória, liberando parte dela e eliminando os processos em execução que provavelmente estavam tornando o terminal mais lento. O melhor é que você não reinicie somente quando perceber que o celular está excessivamente lento, recomendamos que o faça pelo menos uma vez por semana para que seu computador não perca a fluência.
2. Evite que fique quente
Agora menos, mas o verão costuma ser uma época muito complicada para pedir ao nosso celular para ser rápido como o vento. Isso se deve às altas temperaturas. Da mesma forma, durante os meses de inverno, aqueles locais onde o aquecimento é excessivamente forte, também podem acabar afetando a velocidade do aparelho. É melhor manter o telefone longe de fontes de calor e mantê-lo em um local mais quente ou mais frio, longe de altas temperaturas.
Quando isso não for possível, você pode instalar aplicativos como SuperB Cleaner. Este aplicativo é responsável por gerenciar os diversos processos que estão sendo usados no celular, reservando processador e memória para o que realmente é necessário e não para outras tarefas secundárias. Desta forma, garante aumentar a velocidade de operação do terminal em até mais da metade e reduzir o consumo normal da bateria em 20%.
O usuário pode clicar no cooler ou ligar o terminal usando o botão localizado na parte inferior. Assim, em poucos segundos, SuperB Cleaner cuidará de fechar os aplicativos desnecessários para liberar memória e economizar bateria, o que vai acelerar o terminal a toda velocidade. Também é capaz de informar se o processador resfriou ao fechar esses processos.
3. Mantenha o sistema atualizado
É essencial que o celular tenha as atualizações de software mais recentes que os fabricantes estão lançando. Eles não servem apenas para agregar novas funcionalidades e melhorar o design, mas também polir erros e corrigir problemas, tornando o terminal mais rápido. Além disso, geralmente são otimizados, de modo que as novas versões consomem menos recursos ao executar tarefas ou usar aplicativos. No Android, você pode verificar se possui novas atualizações de software treinadas em Configurações, sobre o dispositivo, atualizações de software. Se você é do iOS, pode verificar em Configurações, Geral, seção Atualização de software.
4. Limpe o cache
Outra dica para evitar que seu celular fique mais lento e mais rápido é limpar o cache, o local onde se acumulam todos os arquivos residuais gerados durante o uso de processos e aplicativos. Para limpar o cache do sistema no Android, pressione o botão liga / desliga e diminua o volume simultaneamente (com o celular desligado) para entrar no modo de recuperação. Um menu com várias opções será exibido. Escolha entre eles " Limpar partição de cache". Pressione para confirmar. Em seguida, ele começará a limpar o cache do Android. Em seguida, clique em "Reiniciar o sistema agora" para que o celular reinicie automaticamente.
Se você quiser limpar o cache dos aplicativos, algo que também recomendamos que você faça, vá para a seção Aplicativos nas Configurações do Android. Selecione todos os que deseja e clique em Memória. Finalmente, aparecerá uma opção com o nome de Limpar cache. Pressione.
5. Não salve os aplicativos no cartão de memória
Se quiser mais velocidade ao usar determinados aplicativos, evite salvá-los no cartão de memória microSD. A tecnologia que utiliza é menor em termos de velocidade de leitura e gravação de dados em comparação com a memória interna do dispositivo. É verdade que você economiza espaço, mas perde desempenho. Desta forma, se notar que o telefone está bastante lento, verifique se os seus aplicativos estão salvos na memória interna, tanto nas configurações do aplicativo quanto no gerenciador de aplicativos Android.
Portanto, use o cartão externo apenas para salvar arquivos. Além disso, certifique-se de que este cartão seja de pelo menos "classe 10".
6. Restaure as configurações de fábrica
Finalmente, se as coisas ficarem muito ruins, você colocou o acima em prática, mas notou que seu celular ainda está lento e desajeitado, você não tem escolha a não ser redefinir as configurações para as configurações de fábrica. Ou seja, apague absolutamente tudo para começar do zero. Como o aparelho vai ficar limpo, como se você o tivesse acabado de comprar, é melhor fazer um backup com antecedência, caso queira ficar com o que tem.
No Samsung Galaxy, essa opção está normalmente localizada em Configurações, Administração geral, Redefinir, Redefinir valores padrão. No iOS, você pode acessá-lo em Ajustes, Geral, Redefinir, Redefinir conteúdo e configurações.