Índice:
- Vá ao computador para recuperar os dados
- Ou instale programas de recuperação especializados
- Aproveite as vantagens dos backups de aplicativos
- Conecte um pendrive e um mouse ao seu celular
- Duplique a tela do celular em uma TV ou monitor externo
- Depuração USB e comandos ADB - a última alternativa
"Recuperar dados de um celular com tela quebrada", "Recuperar dados de um celular que não liga", "Recuperar dados de um celular com tela preta"… Dezenas de usuários fazem esse tipo de consulta diariamente no Google e em outros buscadores. Recuperar informações de um celular quebrado depende dos componentes afetados. Por exemplo, não é a mesma coisa recuperar dados de um celular com tela quebrada do que de outro com placa-mãe em curto-circuito. Antes de avaliar o dano, podemos recorrer a vários métodos para apropriar as informações contidas na memória do telefone. Nesta ocasião, mostraremos alguns métodos para recuperar dados e fotos de um celular danificado.
Vá ao computador para recuperar os dados
O primeiro método a que podemos recorrer é precisamente conectar o telefone a um computador usando um cabo USB. Se a tela do aparelho responder, o normal é que possamos aceitar a operação de transferência de dados do celular para o celular.
Assim que tivermos conectado o dispositivo ao computador, será suficiente acessar as diferentes pastas para salvaguardar as informações que queremos recuperar. Para as fotos tiradas com a câmera teremos que recorrer à pasta DCIM. Quanto ao restante dos aplicativos, deixamos você com uma pequena lista de algumas das pastas que podemos acessar:
- Downloads: todos os downloads feitos no dispositivo a partir do navegador.
- WhatsApp / WhatsApp Business: todos os elementos pertencentes ao WhatsApp, como fotos, vídeos, notas de voz, cópias de segurança e stickers.
- Telegram: todos os elementos pertencentes ao Telegram, como fotos, vídeos, notas de voz e adesivos.
- Filmes: todos os vídeos compartilhados entre os diferentes aplicativos de vídeo, como Instagram ou TikTok.
- Documentos: todos os documentos editados em aplicativos de escritório, como o Microsoft Office.
- sdcard: todos os arquivos salvos no cartão microSD conectado ao celular.
Ou instale programas de recuperação especializados
Se a memória do telefone sofreu algum tipo de dano, a única maneira de recuperar os arquivos é recorrer a programas de recuperação especializados. Existem muitas ferramentas que nos permitem recuperar informações do telefone, embora a maioria seja paga ou parcialmente gratuita.
Deixamos você abaixo com uma pequena lista de aplicativos que podemos encontrar para Windows e Android:
- Recuva (para Windows)
- Remo Recover (para Windows e Mac)
- Wondeshare MobileGo (para Android)
Aproveite as vantagens dos backups de aplicativos
Outro método que podemos usar baseia-se no recurso às cópias de segurança feitas por determinados aplicativos automaticamente.
Aplicativos como Google Fotos, Telegram, Google Drive ou WhatsApp. Por não poder acessar do próprio telefone, a única forma é o acesso por meio de um computador ou tablet.
Conecte um pendrive e um mouse ao seu celular
Se a tela do nosso celular sofreu algum tipo de dano (a imagem é mostrada parcialmente, o touch não funciona…), outra forma de recuperar as informações do celular é conectando um pendrive e um mouse ao aparelho por meio de um Hub USB. Desta forma, podemos transferir as informações do telefone para a unidade de armazenamento através dos movimentos do mouse.
Podemos fazer isso por meio do explorador de arquivos nativo, que geralmente é instalado por padrão na maioria dos telefones (Huawei, Samsung, OnePlus, LG, Xiaomi…).
Duplique a tela do celular em uma TV ou monitor externo
Outra alternativa à qual podemos recorrer baseia-se na ligação do telefone a um monitor externo ou televisão. Em alguns celulares Samsung e Huawei de última geração, podemos conectar o telefone diretamente a uma TV usando um cabo USB e um adaptador HDMI para transformar a interface em um sistema de janela muito semelhante ao Windows.
Quanto ao resto das marcas, podemos sempre utilizar a função Cast do Android, à qual podemos aceder desde a barra de configuração rápida do sistema ou através das configurações.
Depuração USB e comandos ADB - a última alternativa
O último método que podemos usar para recuperar as informações de um smartphone quebrado é baseado no recurso a comandos ADB, que só podem ser usados com depuração USB ativa. Como este é um processo um tanto entediante, do tuexperto.com ignoramos qualquer problema que o telefone possa apresentar no momento de realizar as etapas que explicaremos a seguir. Antes de começarmos a trabalhar, recomendamos que você dê uma olhada no artigo onde explicamos como ativar a depuração USB em seu celular e como instalar a ferramenta ADB em seu computador.
Com a depuração USB ativa e a máquina de comando ligada, tudo o que temos que fazer é digitar o seguinte comando para copiar os arquivos armazenados na memória do telefone para o computador:
- adb pull caminho do diretório onde queremos copiar o caminho do diretório onde queremos salvar os arquivos
Para copiar as fotos tiradas com a câmera do telefone na área de trabalho do Windows, podemos aplicar o seguinte comando.
- adb pull / armazenamento / emulado / 0 / DCIM / Câmera / * C: / Maria / Desktop
Se o que queremos é fazer uma cópia da pasta WhatsApp da pasta Documentos do Windows, o comando a ser utilizado é o seguinte:
- adb pull / storage / emulado / 0 / WhatsApp / * C: / Maria / Documentos
Para saber a lista de pastas alojadas na lista telefônica, podemos usar o seguinte comando:
- adb shell ls / storage / emulado / 0 /
Ou este outro:
- adb shell ls -R / storage / emulado / 0 /
