Índice:
- Use o Google Fotos para copiar texto de suas fotos
- Crie novas imagens com suas fotos
- Digitalize e recorte documentos
- Desenhe, destaque ou escreva nas fotos
- Crie animações, colagens ou filmes
- Como evitar que o Google Fotos sincronize capturas de tela
Você tem o aplicativo Google Fotos instalado em seu celular? Já sabemos que o serviço Google possui diversas funções para armazenar e organizar nossas fotos. Mas suas características também são úteis para as fotos que temos em nosso celular e não queremos fazer upload para a nuvem.
Para que seja uma tarefa fácil para você, compartilharemos algumas dicas e truques. Primeiro veremos como usar o aplicativo sem ter uma conta do Google. Ou seja, use o Google Fotos como complemento da galeria Xiaomi. E depois algumas opções para criar lindas criações com suas fotos.
Anote essas dicas para aproveitar ao máximo o Google Fotos de seu celular Xiaomi.
Use o Google Fotos para copiar texto de suas fotos
O Google Fotos tem recursos do Google Lens integrados. Isso permite que você execute uma série de ações a partir de uma fotografia, sem a necessidade de instalar nada.
Por exemplo, copie o texto de suas fotos e salve-o na área de transferência. Ou você pode selecionar certas frases e optar por traduzi-las ou pesquisá-las no Google.
Para isso, basta abrir o Google Fotos e tirar as fotos da Câmera (ou screenshots). Ou se você estiver conectado com sua conta do Google, vá ao menu lateral e procure por "Pastas do dispositivo" e escolha a foto.
Depois de abrir sua foto no Google Fotos, escolha o ícone do Google Lens e indique a ação que deseja realizar, como pode ser visto na imagem:
Dessa forma, você pode copiar o texto e colá-lo em qualquer aplicativo de notas sem ter que passar pela monótona tarefa de escrevê-lo palavra por palavra.
Outro recurso do Google Lens encontrado no Google Fotos é a busca por objetos semelhantes na web. Ou seja, se você tirou uma foto de um item ou objeto de que gosta, pode abrir a imagem no Google Fotos para ver onde comprá-lo.
Portanto, usando esses recursos integrados ao Google Fotos, você pode:
- copie texto de suas fotos
- traduzir trechos
- pesquise no Google por determinados objetos ou palavras encontradas em suas fotos
Crie novas imagens com suas fotos
Embora a galeria MIUI tenha opções interessantes para editar fotos, o Google Fotos pode adicionar um ponto positivo às suas fotos.
Se você deseja uma edição rápida de suas fotos para compartilhá-las nas redes sociais, pode usar os filtros e ferramentas do Google Fotos. Por exemplo, se você quiser recortar a imagem, verá que ela possui os formatos mais populares de redes sociais e as opções básicas de edição. Talvez um de seus pontos fortes seja a variedade de filtros.
Você pode optar por um aprimoramento automático ou aplicar alguns dos mais de 10 filtros, que podem ser personalizados com os controles deslizantes. Ao aplicar um filtro e alterar a perspectiva da imagem com rotação manual, você pode criar diferentes versões de sua foto.
Digitalize e recorte documentos
Uma maneira fácil de improvisar a digitalização de um documento ou qualquer papel é usando o Google Fotos.
Basta tirar a foto de que você precisa e abri-la no Google Fotos no modo de edição. Não se preocupe se outros elementos aparecerem na imagem, pois você pode removê-lo com um simples passo.
Na última ferramenta de edição você encontrará "Extensões" com a opção de recortar documentos, como você pode ver nas imagens:
Você apenas tem que ajustar as bordas do documento e quando estiver satisfeito dê "Concluído". Se você quiser que seja mais legível, você pode usar alguns dos filtros.
Desenhe, destaque ou escreva nas fotos
MIUI também tem essas opções de edição em seu aplicativo Gallery, mas o Google Fotos adiciona alguns extras.
Você encontrará essas opções no mesmo modo de edição do Google Fotos, selecionando o ícone do doodle. Dependendo da ação que você deseja realizar, você pode escolher o lápis, destaque ou texto. Combinando essas ferramentas você pode destacar texto, desenhar, criar rabiscos, adicionar texto, apontar para elementos na foto, entre outras opções. É simples, gratuito e prático.
Crie animações, colagens ou filmes
Para usar essas opções de criação do Google Fotos, você precisa fazer login com sua conta do Google, embora não precise fazer upload das fotos para a nuvem. Abra o aplicativo Google Fotos e procure nas "Pastas do dispositivo" as fotos que deseja usar para criar uma colagem, animação ou filme.
É um processo simples, basta respeitar os requisitos de cada um. Para colagens, você pode escolher entre 2 e 9 fotos. E quanto às animações, entre 2 e 50 imagens. Um detalhe a ter em mente é que a criação (colagem, filme ou animação) será enviada automaticamente para o Google Fotos.
Como evitar que o Google Fotos sincronize capturas de tela
Um dos problemas que a Xiaomi apresenta com os aplicativos do Google Fotos é que ela não permite separar as capturas de tela das fotos que você tira com a câmera.
Se você olhar em "Pastas de dispositivos" no Google Fotos, verá que em "Câmera" estão os dois grupos incluídos. Isso pode ser uma dor de cabeça, pois se você tiver o upload automático ativado, sua conta do Google Fotos ficará repleta de capturas e imagens que você não tem interesse em manter.
Não existe uma solução definitiva para isso, mas você pode tentar algumas opções. Uma é instalar um aplicativo de captura de tela do Google Play. Embora nem todos funcionem, a maioria cria uma pasta especial para as capturas de tela, para que no Google Fotos elas sejam exibidas de forma independente.
Por exemplo, você pode experimentar o aplicativo Easy Screenshot. Depois de instalá-lo e começar a capturar, você verá que em "Pastas do dispositivo" ele aparece como uma opção independente:
Basta manter a opção de backup desabilitada e pronto. Por outro lado, um detalhe a ter em conta é que só funciona nas capturas que utiliza com a aplicação. Não é um método tão intuitivo quanto a maneira de capturar telas que o MIUI oferece, mas o livra dos problemas com o Google Fotos.
Outra opção é instalar um aplicativo como o Auto Transfer Lite para alterar o local da pasta de capturas de tela. Isso requer uma série de permissões e seguir as instruções do aplicativo ao pé da letra. Nem sempre funciona, mas se você quiser tentar, vá em frente.