Índice:
- Widgets inteligentes
- Uma gaveta de aplicativos ... também inteligente
- A opção Safari que não gostaríamos apenas de ver no Android 11
- A opção de privacidade do iOS 14
- AirPlay com tudo o que o iOS 14 oferece
- Toque duas vezes na parte de trás
- Melhor suporte de atualização
O iOS 14 não era apenas notícia há poucos dias por suas novidades, mas pelas funções que "copia" do Android 11, a nova versão do sistema operacional do Google. Em um artigo, revisamos todas essas características. No entanto, no Android 11 perdemos algumas funções que vemos no iOS 14. Neste artigo, revisamos 7 funções do iOS 14 que gostaríamos de ver já no Android 11.
Widgets inteligentes
Sim, no Android 11 já temos widgets. Na verdade, têm sido praticamente desde o início. No iOS 14 já os tínhamos, mas em uma área lateral praticamente escondida. No entanto, os novos widgets têm um recurso que gostaríamos de ver no Android: eles são, de certa forma, inteligentes. Ou seja, no iOS 14 podemos aplicar uma pilha inteligente de widgets na tela inicial. Ou seja, podemos empilhar vários widgets no mesmo lugar na tela inicial. Por exemplo: um widget de clima, o aplicativo de música, o aplicativo de atividade… De uma forma inteligente, o iOS mostrará as informações desse widget dependendo de nossos usos.
Se sairmos todas as manhãs para praticar esportes, o widget de atividades será exibido. Se mais tarde colocarmos música no Apple Music, ele mostrará o widget de música. O mesmo ocorre com outras rotinas de usuário.
Uma gaveta de aplicativos… também inteligente
Outra função que já temos no Android, mas no iOS vai um pouco mais longe. A gaveta de aplicativos do iOS 14, chamada 'App Library', funciona de maneira mais inteligente. No Android, os aplicativos não são agrupados, mas aparecem todos em ordem alfabética. Já no iOS 14, os aplicativos são organizados por gavetas inteligentes. Novamente, o sistema se adapta aos nossos usos e ordena os aplicativos por pastas. Portanto, se usarmos sempre os mesmos aplicativos, ele os colocará na pasta Sugestões.
Além disso, os aplicativos são classificados em pastas automaticamente. O sistema detecta se um aplicativo está relacionado à produtividade, social, entretenimento e o coloca nessa área automaticamente.
No Android 11 gostaríamos de ver isso: a possibilidade de os aplicativos serem ordenados por pastas automaticamente na gaveta de aplicativos. Que você instale um aplicativo no Google Play e ele se localizará automaticamente na pasta correspondente. Além disso, com a opção de escolher se queremos ver todos os aplicativos em ordem alfabética ou desta forma, que pessoalmente considero muito mais intuitiva.
A opção Safari que não gostaríamos apenas de ver no Android 11
Com o iOS 14, podemos ver quais rastreadores o Safari bloqueou para coletar nossos dados. É uma das melhores opções do iOS em termos de segurança. E gostaríamos de ver isso não apenas no Android 11, mas em todas as plataformas que oferecem suporte ao Google Chrome. Principalmente porque essa função está integrada ao navegador. O Google Chrome é o único navegador que ainda não apresenta esse recurso. Se você quiser saber mais detalhes sobre o bloqueador do rastreador iOS 14, leia aqui.
A opção de privacidade do iOS 14
O iOS 14 mostra um pequeno ponto acima da tela quando um aplicativo está usando um recurso do iPhone. Por exemplo, a câmera, o microfone ou o local. Assim, podemos saber se aquele aplicativo está usando quando deveria (por exemplo, quando gravamos uma nota de voz) ou ativa o microfone ou outra opção quando não deveria. Por exemplo, ao navegar na interface. Se deslizarmos no centro de controle, podemos ver qual função está ativada.
O Android 11 não tem essa opção e gostaríamos de vê-la praticamente da mesma forma: com um indicador na área superior e com a possibilidade de ver o que aquele app está usando deslizando o painel de notificações.
AirPlay com tudo o que o iOS 14 oferece
O Google ainda não anunciou sua alternativa ao AirPlay para Android. A transferência de arquivos e áudio entre dispositivos funciona muito bem no iOS 14 e agora oferece mais recursos com AirPods. Gostaríamos de ver no Android 11 um AirPlay para Android, com a possibilidade de enviar conteúdo rapidamente de qualquer dispositivo, mesmo sem ter que ser do mesmo fabricante. É algo que se espera mais tarde e, esperançosamente, funciona tão bem quanto na nova versão do iOS.
Toque duas vezes na parte de trás
Um dos recursos de acessibilidade mais interessantes do iOS 14: a capacidade de realizar diferentes ações com um toque duplo ou triplo para acessar algumas opções. Por exemplo, no centro de controle, faça uma captura de tela ou faça um atalho. Em um artigo com os melhores truques do iOS 14, comento como esse recurso funciona e como é aplicado.
No Android 11 temos a possibilidade de realizar algumas ações por meio de gestos, mas não esta opção do iOS 14 que funciona tão bem. Gostaríamos de ver algo assim no Android. Por exemplo, ser capaz de escolher abrir o aplicativo da câmera com um toque duplo. Ou acesse um aplicativo pressionando três vezes na parte de trás.
Melhor suporte de atualização
É claro que o iOS supera o Android no suporte a atualizações. No Android eles atualizam apenas os terminais lançados há dois ou três anos, enquanto há iPhones de 5 anos atrás que ainda estão em atualização e funcionam muito bem. No Android 11, gostaríamos de ver uma implantação maior desta versão. Especialmente em celulares de gama média.