Índice:
- Essas são as principais novidades do Android Q
- O tão esperado tema escuro
- Um Android Face ID
- Android DEX?
- Tela de gravação sem aplicativos de terceiros
- Permissões aprimoradas
- Mais configurações de personalização
- Menu de instalação mais discreto
O Android 10 já é um fato. A primeira versão de desenvolvimento da nova versão do sistema operacional Android chegará durante este mês de março. Seu nome ainda é um mistério, embora, seguindo o alfabeto, saibamos que começará com Q. O que teremos no final, Android Quiche? Android Quesadilla? Android Quince Pie (torta de marmelo)? Ainda é desconhecido. O que não é mais são algumas de suas notícias e recursos mais importantes. Aqui, listamos tudo o que chegará aos terminais quando eles forem atualizados para o Android 10 Q.
Essas são as principais novidades do Android Q
O tão esperado tema escuro
Uma das formas mais eficazes de economizar bateria é colocando um papel de parede preto em nosso terminal, além de não usar muito brilho. No Android 10 Q finalmente teremos um modo escuro nativo para, e este é o melhor, todos os aplicativos que instalamos em nosso terminal, tenham ou não dito modo escuro em suas configurações de modo. O modo escuro mudaria as configurações do sistema para cinza e as configurações rápidas e o painel de notificações para preto. Um modo que também ajuda a reduzir o cansaço visual.
Um Android Face ID
A partir do Android 10 Q, todos os terminais que se atualizarem para este novo sistema terão a possibilidade de montar um hardware específico para desbloquear o terminal com o nosso rosto, da forma que já podem desfrutar na Apple com o seu Face ID. Este sistema de desbloqueio facial irá, obviamente, servir para desbloquear nosso celular, mas também para fazer compras com mais segurança. O código interno do Android 10 Q incluirá uma API para que os engenheiros das diferentes camadas de personalização possam incluir o sistema de desbloqueio facial em seus telefones.
Android DEX?
Outro dos rumores mais poderosos é garantir que, graças ao Android 10 Q, teremos um novo 'modo desktop', graças ao qual podemos usar nosso celular Android como se fosse um computador, à maneira da base DEX da Samsung ou do Modo 'Projeção fácil' da marca chinesa Huawei.
Tela de gravação sem aplicativos de terceiros
De vez em quando queremos gravar a tela do nosso celular para fazer upload de um vídeo tutorial no YouTube. Mas sempre tivemos que usar aplicativos para gravar a tela. Não que seja um incômodo continuar usando ferramentas de terceiros, mas se puder ser evitado, tanto melhor. Graças ao Android 10 Q podemos, além de fazer as capturas correspondentes, vídeos de nossa tela em ação.
Permissões aprimoradas
Para que os aplicativos funcionem, eles exigem certas permissões que nós, como usuários, devemos conceder. Por exemplo, um aplicativo de câmera precisará acessar, é claro, nossa câmera. No Android Q 10, teremos estatísticas sobre quais permissões são mais usadas pelos aplicativos que instalamos. Além disso, nesta versão mais recente, o usuário pode conceder permissões temporárias aos aplicativos. Todas as seções de permissões serão mostradas de uma forma muito mais visual do que antes.
Mais configurações de personalização
Se o Android já se distingue por oferecer um alto grau de personalização, no Android 10 Q isso ficará ainda mais evidente. Graças a aplicativos de terceiros, e sem a necessidade de root, poderemos alterar as fontes de nosso sistema, os diferentes ícones de ajuste rápido ou a cor de destaque do sistema.
Menu de instalação mais discreto
Para trazer um design mais discreto e minimalista a todos os cantos do Android, agora, o menu que mostra a instalação de um aplicativo será do tamanho de uma pequena janela pop-up, ao invés da tela em tamanho real como vemos agora.